Pages

domingo, 31 de janeiro de 2016

Dragão de Brosno, Rússia - Criptozoologia

 

   Eis um novo tópico no Taverna das Cebolas, o da Criptozoologia! Pra quem não se lembra ou não leu o post que explica o assunto, clique aqui para ser redirecionado ao link.

   O Dragão de Brosno, também chamado de Brosnya (em Russo: Бросня), é um monstro aquático que habita o lago Brosno, perto da cidade de Andreapol, no oeste da Rússia. Os moradores dos vilarejos perto desse lago dizem ser aterrorizados por essa criatura réptil bio-luminescente há gerações. Dizem que os relatos das primeiras testemunhas oculares datam de 1854, porém a lenda dessa criatura vem sido repassada por séculos.
Uma das histórias mais famosas sobre esse dragão aquático envolve o antigo exército Tatar-Mongol, que viajaram até Novgorod no século 13. Seu líder Batu Khan, fizeram uma pausa para descansar na beira do lago Brosno e ali deixaram seus cavalos bebendo água. Porém, assim que os cavalos se aproximaram da beirada do lago, a criatura emergiu das águas escuras e os devorou, e também alguns soldados que estavam ali perto foram devorados. A tropa ficou tão horrorizada que foi embora imediatamente de Novgorod.
Outras lendas antigas também citam "uma enorme boca" que devorava os pescadores, e que "um enorme monte de areia", que lembrava uma ilha, aparecia às vezes do nada na superfície da água. Uma lenda mais recente (e mais sem pé nem cabeça) diz que durante a época da Segunda Guerra Mundial, o monstro tentou engolir um avião nazista.
Dizem que esse dragão iridescente, possui uma cabeça parecida com a de um peixe, ou como a de uma serpente, e não só aterroriza a comunidade dos pescadores do lago Brosno, como também costuma rondar às vezes o Rio Volga, que é o maior da Europa. Deve ser por isso que nunca ninguém consegue capturar esse bicho.
Por mais que suas descrições sugerem que seja um réptil, o clima da Rússia é demasiado frio para habitar uma criatura dessa espécie, por isso alguns pesquisadores acreditam que seja algum tipo desconhecido de mamífero.
Existem também hipóteses científicas à respeito das supostas aparições dessa criatura. Uma delas é a do gás sulfeto de hidrogênio (H2S), que surge do fundo do lago, causando a formação de bolhas e, se for uma quantidade considerável, pode fazer com que haja um formato "protuberante" na superfície da água. Outra hipótese é que possa haver um vulcão em baixo do lago que tenha erupções de tempos em tempos, que faça com que haja essas protuberâncias na superfície da água. De fato há grandes fraturas nas placas tectônicas do local, porém a profundidade e a direção de cada uma delas é desconhecida. E não se sabe se há realmente um vulcão dentro de uma dessas fraturas.





Fonte: http://www.cryptopia.us/site/2010/01/brosno-dragon-russia/
http://cryptidz.wikia.com/wiki/Brosno_Dragon
   https://en.wikipedia.org/wiki/Brosno_dragon

4 comentários: