Dorotabō (どろたぼう) é um tipo de fantasma do Japão. São espíritos de agricultores de arrozais que trabalharam arduamente em vida, mas que após a morte, suas plantações de arroz foram arruinadas e negligenciadas por seus novos donos. Aparecem como figuras humanóides de um olho só e apenas três dedos em cada mão, se rastejando para fora do lamaçal durante a noite.
Há uma crença de que os cinco dedos humanos representam três vícios e duas virtudes: raiva, ganância, ignorância, sabedoria e compaixão. O fantasma Dorotabō aparece com apenas três dedos representando os vícios. É um espírito de vingança e ira em resposta à ignorância e ganância na qual os novos donos arruinam o que era o trabalho de sua vida.
Os fantasmas Dorotabō vagam pelos campos de grama alta, clamando em uma voz lutuosa: “Me devolva minha plantação de arroz!”. Assombram os arrozais durante a noite, perturbando e não deixando os novos proprietários do local dormirem. Continuam assombrando até que os vis proprietários mudem de atitude, cuidando devidamente dos campos, ou desistirem e se mudar, vendendo o terreno para proprietários que realmente vão cuidar bem da plantação.
Observação: muitas regiões do Japão são montanhosas, o que torna impossível cultivar qualquer plantação. Os terrenos nas planícies são extremamente valiosos por serem bons para o plantio. Algumas famílias chegam até a economizar a vida inteira para poder comprar uma pequena porção de terra fértil, na esperança de após a sua morte deixá-la para seus descendentes. Claro, nem sempre os filhos fazem a vontade de seus pais, por isso, o filho que negligenciar o fruto do trabalho árduo de seus pais encontrará um fantasma Dorotabō rondando sua casa.
Fonte:
0 comentários:
Postar um comentário