No folclore inglês, há uma lenda de uma bruxa que assombra os lagos e rios da Grã-Bretanha. Ela se esconde na água lamacenta e cheia de musgo á espera de uma vítima para capturar e devorar debaixo d'água.
Segundo a crença popular, Jenny Greenteeth tem a pele verde clara; cabelo negro escorrido; dedos longos e ossudos; unhas sujas e afiadas; e dentes afiados, podres e verdes.
Á primeira vista, parece ser apenas um monte de ervas escuras amontoadas na água, mas depois aparecem dois olhos amarelos, como os de um sapo, á sua espreita. Se não houver cuidado, ela vai se aproximando, cada vez mais próxima a você. Depois ela coloca seus longos dedos ossudos para fora da água, que te agarram e te levam para dentro d'água. Então ela te devora em meio á profundidade escura do lago.
Ela parece ser do tipo de lendas usadas para assustar crianças e evitar que se aproximem da margem das águas, como por exemplo a Rusalka, da Mitologia Eslava, Kappa, na Mitologia Japonesa, ou Bunyip, na Mitologia Australiana. Porém alguns folcloristas a consideram uma memória da prática do sacrifício.
Na Irlanda, há uma variação da lenda na qual a chamam de "Bean-Fionn", que aparece como uma bela mulher vestida em um longo vestido branco, que ataca crianças e adultos imprudentes, os captura e afoga nas profundezas escuras dos lagos irlandeses.
0 comentários:
Postar um comentário