O Gancanagh, do gaélico Irlandês "gean cánach", que traduzido ao pé da letra significa "aquele que fala do amor", é um tipo de fada de escala mais baixa na "hierarquia" das fadas do folclore Irlandês. O Gancanagh é conhecido por seduzir mulheres humanas, normalmente pastoras de rebanho ou amas de leite. É parecido com o Leprechaun, que é outro tipo de fada da Irlanda. Aparece sempre fumando um cachimbo feito de argila, que não solta fumaça e que na Irlanda chamam de "dudeen". Dizem que os pássaros param de cantar na presença de um Gancanagh.
É um ser bastante preguiçoso, e uma de suas principais características é sua ociosidade. Ele seduz as mulheres sussurrando em seus ouvidos palavras de amor com sua voz encantadora, e desaparece misteriosamente após fazer amor com elas, e as deixam definhando por ele. Poucas mulheres sobrevivem após encontrá-lo, pois a maioria morre de desespero e desilusão por não conseguir tê-lo de volta.
Dizem que a má sorte atinge qualquer pessoa que encontrar um Gancanagh, e que se um homem arruinou a própria fortuna e se tornou falido por se envolver com muitas mulheres, é porque alguma vez se deparou com um Gancanagh.
Arte por Erin-Claire Barrow
0 comentários:
Postar um comentário