Shiva, o Destruidor - Mitologia Hindu

Author: Luiza / Marcadores: , , , ,


  O mundo foi criado por Brahma e é protegido por Vishnu, mas não pode durar para sempre. Todas as coisas criadas têm de ser destruídas, para que sejam renovadas. Por isso a divindade precisa ter três formas, e a terceira é Shiva.
  Esse deus, o aspecto destruidor de Trimurti, a trindade, é também conhecido como o Senhor da Dança, e manifesta nessa arte a perfeita harmonia e o ritmo da música, que permeia o Universo. Os artistas o retratam em várias formas: a mais conhecida é como um homem que tem quatro braços. Duas mãos seguram um tamborim e um tridente, as outras duas fazem o gesto de doar. Em seu rosto há o terceiro olho, que lhe dá a visão interior; veste a pele de um tigre e traz três serpentes enrodilhadas em seu pescoço, nocolo e nos braços. Na cabeça, leva um ornamento com a Lua crescente.
  Shiva possui vários aspectos. Um deles é Rudra, o deus mais terrível de toda a Mitologia da Índia. É aquele que luta contra o Mal, senhor da morte, líder dos fantasmas e vampiros. Porém é também o senhor da cura, e todo aquele que o invoca tem as suas feridas saradas. É também o deus dos ascetas, dos que meditam para alcançar o Nirvana*.
  Conta-se que Shiva era tão dedicado à meditação, que deixava sozinha sua esposa Parvati. Sentindo-se abandonada, ela pediu a companhia do deus Kama, Senhor do Desejo. Ora, Kama não podia amar Parvati, pois não apenas amava sua própria esposa, como tinha muito medo de Shiva-Durga. Tentou chamar a atenção do deus, que estava meditando, com uma flecha, para fazê-lo procurar a esposa solitária. No entanto, Shiva não queria deixar a meditação e viu, com seu terceiro olho, que seria interrompido. Para evitar ser perturbado, imediatamente fulminou Kama.
  A esposa de Kama, inconsolável, foi implorar ao deus que ressuscitasse o marido. Para não ser mais incomodado, Shiva consentiu e ele voltou à vida. Mas os desejos de Parvati não foram saciados, e é por isso que todos os amantes se desejam neste mundo: o desejo será eterno, até que a esposa do deus seja atendida. Apesar disso, Shiva tem também o aspecto benévolo, de Senhor da Dança, que é considerada a arte que mais ajuda o homem a entender as coisas divinas.





  Nota:
* Nirvana é uma palavra do contexto do Budismo, que significa o estado de libertação atingido pelo ser humano ao percorrer sua busca espiritual.

Fonte: livro Volta ao Mundo em 80 Mitos, de Rosana Rios

1 comentários:

Unknown disse...

comprei uma mandalá c chiva e fui pesquisar. gostei da história

Postar um comentário