É um tipo de fada do folclore Celta escocês e irlandês, mensageira do Submundo. Seu nome no gaélico escocês significa "mulher lavadeira", dizem que é encontrada á beira de rios e córregos, se lamentando, chorando e lavando peças de roupas sujas de sangue, pertencente ás pessoas que estão prestes a morrer. As características atribuídas as fadas Bean Nighes variam, mas normalmente são descritas como sendo velhas senhoras bem baixinhas, tendo apenas uma narina, um dente da frente bem grande, dedos dos pés com barbatanas (tipo aqueles de pés de pato), seios caídos bem grandes, e só se vestem de verde. É semelhante á um espírito do mesmo folclore que se chama "Banshee", pois ambas são presságios de morte.
Acredita-se que as Bean Nighes são espíritos de mulheres que morreram ao dar a luz e que foram condenadas á dar presságios de morte até o tempo no qual morreriam naturalmente, caso não tivessem morrido ao dar a luz.
A Bean Nighe costuma colocar seus enormes seios murchos atrás das costas e voltar á colocá-los de novo em sua frente após terminar de lavar as roupas. Segundo dizem, se alguém se aproximar dela bem devagar enquanto lava as roupas e conseguir pegar um de seus seios e sugá-lo, essa pessoa pode pedir á ela para ser seu filho adotivo, o que significa que poderá ter um desejo realizado por ela. Uma maneira de descobrir de quem é a roupa que ela está lavando, é se aproximar dela com cuidado e perguntar educadamente.
Há uma história curta, escrita pela escritora Dorothy K. Haines, que fala sobre uma Bean Nighe e uma garotinha chamada Mary. Nessa história Mary estava voltando para sua casa quando no caminho escutou barulhos dos estalos de roupas sendo lavadas no rio. Pensando que poderia ser sua mãe, Mary foi até o rio, porém não foi sua mãe quem encontrou lá lavando roupas e sim uma velhinha bem enrugada, com pequenos pés descalços semelhantes aos de pato. Ela então foi correndo para casa para contar o que havia visto para sua mãe, que conhecia a lenda da Bean Nighe, e então a persuadiu a voltar ao mesmo lugar algumas noites depois para descobrir de quem era a roupa que aquela velhinha estava lavando. Mary fez como sua mãe disse e voltou ao local onde havia visto a Bean Nighe. Ao vê-la, Mary tentou se aproximar vagarosamente, porém a velhinha se afastou e bateu em Mary com a peça de roupa que estava em sua mão, e então as pernas de Mary foram paralisadas e ela não conseguiu mais andar desde então. Ao perceber que Mary não retornava á casa, sua mãe foi procurá-la e quando a encontrou paralisada, a carregou de volta para casa, com medo, esperando que algo pior poderia acontecer á sua filha, já que são grandes as chances da roupa suja de sangue que a Bean Nighe lavava ser de Mary. Por incrível que pareça a história acaba aí.
5 comentários:
Gente.. Olha, um desejo realizado eu queria ter, mas ter que ser amamentado por uma velhinha de uma narina só não dá não!!! Hahahahaha Ótimo blog!
Gente.. Olha, um desejo realizado eu queria ter, mas ter que ser amamentado por uma velhinha de uma narina só não dá não!!! Hahahahaha Ótimo blog!
Hahaha pensei nisso também! Obrigada \o/
Olá, esses dias eu estava lendo sobre uma associação entre Banshee, onde fora ressaltado o fato delas se alimentarem dos cérebros de suas vítimas. Você poderia me falar mais a respeito?
Olá! Tudo bem?
Desculpe a demora pra responder, é que estive viajando nas últimas 2 semanas. Mas vamos lá:
Eu nunca havia lido nada á respeito de Banshees se alimentarem de cérebros, eu pesquisei sobre, e o único site que faz menção á isso é o Wikipédia, porém não é um site confiável, já que qualquer um pode ir lá e escrever o que quiser. Eu faço uso dele ás vezes, porém sempre comparando com outras matérias de outros sites para comparar e analisar a veracidade das informações. O Wikipédia sempre foi a minha última opção na hora de pesquisar sobre lendas e elaborar os meus posts.
Segundo a maioria dos sites que eu encontrei, as Banshees predizem á morte de alguém da família com o seu choro e gemidos, e seus lamentos servem como presságio para que se possa preparar devidamente o funeral, e para que ninguém seja pego de surpresa com a tragédia.
Há relatos sim de que há Banshees do mal que gostam de tirar vidas, perseguem suas vítimas chorando e gemendo constantemente á ponto de as enlouquecer até a morte, mas geralmente esse tipo de Banshee é mais retratado em filmes de terror de Hollywood, portanto não confere muito bem com a lenda original.
Espero ter ajudado! Um grande abraço ♡
Postar um comentário