O Ifrit (عِفْرِيت), no folclore árabe, é um tipo de ser sobrenatural muito poderoso e malevolente. O significado com exatidão da palavra “Ifrit” é desconhecida.
Lendas populares geralmente retratam esse ser como uma figura alada, formada por fumaça. Vivem debaixo do solo ou em construções em ruínas. Podem ser do sexo feminino (ʿifrītah), ou do sexo masculino (ʿifrīt), e o plural é “ʿafārīt” (عَفَارِيت). São comumente associados ao Submundo e com os espíritos dos mortos.
Os Ifrit vem de uma linhagem árabe ancestral de reis, tribos e clãs. Normalmente se casam com outros de sua espécie, porém podem também se casar com humanos.
Por mais que espadas e armas não tenham efeito sobre eles, são bem vulneráveis em relação à magia, a qual os humanos usam para matá-los ou capturá-los para servirem como escravos. Os Ifrit podem ser bons ou maus, cada um tem sua personalidade, porém é comum serem retratados como seres rebeldes e maldosos.
Monro Scott Orr (1874-1955), “The Arabian Nights’ Entertainments”, 1913
Observação:
Aqui no blog, eu procuro sempre dar lugar à diversidade, por isso que sempre há posts sobre a cultura de vários lugares do mundo. No caso da cultura árabe, tenho dificuldades de achar fontes confiáveis sobre suas lendas e folclore. É extremamente difícil achar informações precisas sobre a cultura árabe, e por respeito, não vou escrever o que eu não sei. É por isso que as informações que coloco aqui são limitadas. Só vou escrever mais a respeito se eu achar fontes seguras de informações. Quaisquer sugestões ou correções serão bem vindas. Gratidão!
Fonte:
TESCH, Noah. Ifrit: Islamic Mitology. Encyclopaedia Britannica. Disponível em: <https://www.britannica.com/topic/ifrit>. Acesso em 28 de maio de 2020.
Ifrit. Oxford Islamic Studies. Oxford University Press. Disponível em <http://www.oxfordislamicstudies.com/article/opr/t125/e977>. Acesso em 28 de maio de 2020.
2 comentários:
Muito obrigado pelo trabalho, muito legal dispor informações, obrigado! continue sempre com este serviço, muito bom.
Gratidão! Farei o que puder para continuar ❤
Postar um comentário