Em meados do Século XVII (dezessete), as tribos nativas da região de Okanagan, localizada na província da Colúmbia Britânica, no Canadá, tomaram conhecimento de que uma criatura monstruosa habitava o lago que hoje em dia é chamado de Lago Okanagan. Chamaram a criatura de “N'ha-A-Itk”, que significa “espírito sagrado das águas” e suas superstições nativas exigiam certas tradições antes de entrar nos domínios de N'ha-A-Itk. Uma de suas tradições aparentemente exigiam o sacrifício de um animal pequeno como uma oferenda antes de entrar no lago. Também costumavam amarrar seus cavalos em terra firme atrás de suas canoas, para que não fossem capturados e levados para as profundezas pela criatura, e assim poder entrar no lago, ir até a caverna onde acreditavam que o monstro vivia e lá deixar suas oferendas.
Os chefes dos povoados da época também alegavam ter visto a criatura, e por isso montavam guarda ao redor do lago para que não atacasse suas famílias.
No ano de 1890, o capitão Thomas Shorts estava navegando pelo lago Okanagan quando avistou uma criatura de aproximadamente 5 metros de comprimento, com barbatanas e uma cabeça parecida com a de uma ovelha. A criatura rapidamente submergiu quando o capitão virou o barco indo em sua direção, e claro, depois ao voltar para a cidade, ninguém acreditou quando ele contou o que havia visto. Mas outros relatos de aparições dessa criatura foram registrados 2 ou 3 anos depois, e as pessoas começaram a observar melhor o lago Okanagan. A população local passou a acreditar fervorosamente na existência do monstro, e passaram a chamá-lo de Ogopogo.
O nome Ogopogo começou a ser popularizado em meados de 1929, durante uma reunião de um conselho de negócios e vendas na cidade de Kelowna, onde uma canção que mencionava o nome “Ogopogo” estava tocando. Alguns dos membros do conselho então acharam uma boa ideia nomear o monstro do lago da região de Ogopogo.
Alguns cientistas acreditam que a criatura vista por essas pessoas se tratam de uma espécie primitiva de baleia, Basilosaurus cetoides, uma baleia pré-histórica que viveu durante a era Cenozoica, há mais ou menos 35 milhões de anos atrás. A aparência em geral da Basilosaurus cetoides corresponde quase completamente com as descrições feitas por pessoas que avistaram o Ogopogo. As descrições do monstro são de que possui cerca de 30 a 60 centímetros de diâmetro com largura de 10 á 20 metros, mas claro, essa descrição varia de pessoa pra pessoa que alegava ter visto a criatura. Sua cabeça se assemelha a de um cavalo ou a de uma ovelha. Uma característica que é frequentemente citada por várias pessoas é a sua semelhança com um tronco de árvore. Dizem até que tem a habilidade de se mover rapidamente e algumas de suas aparições sugerem que estava se alimentando de peixes e algas marinhas.
Na década de 80, a companhia de turismo da cidade ofereceu um milhão de dólares para quem apresentasse provas da existência do Ogopogo. Segundo o site de notícias da BBC (a fonte está no final do post) até a Greenpeace interviu para declarar o Ogopogo uma espécie ameaçada e exigiu que apenas imagens fossem capturadas da criatura, e não pedaços de seu corpo. Vários programas de TV da época faziam matérias sobre o Ogopogo. Até os dias de hoje, há pessoas que alegam ter visto o Ogopogo e que até mesmo apresentam fotos e vídeos que apresentam uma figura comprida e ondulante na superfície do lago Okanagan.
Para as tribos indígenas locais, o Ogopogo ainda é chamado de N'ha-A-Itk e apresenta um significado espiritual. Para os indígenas, o Ogopogo é um espírito protetor do lago Okanagan, e até hoje fazem suas cerimônias e apresentam suas oferendas na superfície do lago, permitindo ocasionalmente que turistas participem para que obtenham um melhor entendimento da cultura indígena. A popularização do Ogopogo pelos colonizadores britânicos e seus descendentes significa uma apropriação cultural desrespeitosa. Os colonizadores interpretaram mal o que ouviram dos indígenas, apropriaram-se da lenda e criaram suas próprias versões da história sem ao menos notar o quão desrespeitoso isso é. Com o tempo, utilizaram-se da lenda para lucrar com turismo e até hoje o lago Okanagan é frequentemente visitado por conta da história do Ogopogo.
Selo postal Canadense com uma ilustração do Ogopogo, datado de 1939
Fonte:
KADANE, Lisa. Canada's Mysterious Lake. BBC News, Canadá, 10 de março de 2020. Disponível em: <http://www.bbc.com/travel/story/20200309-ogopogo-the-monster-lurking-in-okanagan-lake>. Acesso em 12 de maio de 2020.
KIRBY, Molly Gibson. Kelowna's lake creature: a brief history of the Ogopogo. Kelowna Now, Canadá, 19 de maio de 2016. Disponível em: <https://www.kelownanow.com/watercooler/news/news/Kelowna/16/05/19/Kelowna_s_lake_creature_a_brief_history_of_the_Ogopogo/>. Acesso em 12 de maio de 2020.
https://ogopogoquest.com/ogopogo-legend.php
0 comentários:
Postar um comentário