Para retratar aspectos da vida das pessoas que jazem abaixo das lápides, e as expectativas do que pode acontecer após a morte, alguns simbolismos são muito comuns nas tradições funerárias. Tiradas da revista online Atlas Obscura, aqui estão as explicações de alguns símbolos comuns:
Crânio alado
Popular especificamente nos séculos 17 e 18, o crânio voador simboliza o quanto o nosso tempo de vida “voa”depressa, e a alma plana para o além.
Ampulheta alada
Seu significado é similar a do crânio alado, a ampulheta significa a rapidez com que o tempo passa - às vezes realmente parecendo voar com um par de asas.
Aperto de mãos
A imagem de mãos é comum em sepulturas, seja apontando para cima, indicando o Paraíso, ou apontando para baixo, como uma mensagem divina para os que jazem abaixo da terra. Muitas vezes, é retratado o aperto de mãos simbolizando uma “última despedida”, especialmente se tratando de um casal, onde um é falecido e o outro continua no mundo dos vivos.
Pomba
Esse símbolo é utilizado principalmente quando a sepultura é de uma mulher que morreu jovem, a pomba representa paz e pureza. Às vezes a pomba é retratada voando para cima, aos céus. Se a pomba for retratada caída, significa que a morte da pessoa foi súbita, quando ninguém esperava.
Tocha invertida
Uma tocha de cabeça para baixo demonstra que a alma ainda está em chamas no Pós-Vida.
Rosas
O desabrochar de uma rosa simboliza a idade de uma moça no tempo de sua morte, seja em botão ou completamente desabrochada, e seu caule cheio de espinhos significa que a moça faleceu cedo demais.
Tronco de árvore
A figura de um tronco de árvore cortado simboliza uma vida ceifada muito cedo e de repente.
Trigo
O trigo, assim como folhas de carvalho, simbolizam uma vida longa que foi colhida pela morte em seu tempo certo.
Cordeiro
Geralmente encontrado em sepulturas de crianças, o cordeiro simboliza a inocência, e pode muitas vezes se referir à Jesus - o Cordeiro de Deus.
Livro Aberto
Representa o Livro da Vida, o amor de uma pessoa por literatura, ou uma referência à bíblia. Um livro aberto representa um coração humano aberto à Deus, assim como a vida de alguma pessoa ter sido registrada em livro.
Urna coberta
Incrivelmente comum em cemitérios da Era Vitoriana, uma urna coberta representa a separação entre os vivos e os mortos, e uma mortalha protetora para a alma. É também uma inspiração clássica para simbolizar a morte.
Portões abertos
Portas e portões abertos são símbolos da passagem para o Céu, a ida de um indivíduo do mundo dos vivos para o Além.
Fonte:
0 comentários:
Postar um comentário