Jikininki (食人鬼, que traduzindo significa fantasma antropófago) é um tipo de fantasma que se alimenta de cadáveres. Habitam em templos antigos e construções em ruínas, aparecem geralmente como humanos normais, porém apresentam características mais monstruosas. Têm dentes pontiagudos, usados para cortar a pele dos corpos recém falecidos.
Evitam contato excessivo com humanos, mas vivem perto de seus estabelecimentos, já que querendo ou não os humanos são sua fonte de alimento. Têm seu sustento ao devorar a carne e os ossos de pessoas recém falecidas. Os Jikininki não se regozijam pela vida que levam, e muito menos sentem prazer ao comer cadáveres, já que fazem isso apenas para amenizar a dor de sua fome eterna.
A existência dos Jikininki fica em algum lugar em meio aos vivos e aos mortos. Possuem algumas características típicas de fantasmas, como por exemplo o fato de serem invisíveis à luz do dia, assim como os estabelecimentos onde vivem, e aparecerem somente à noite para alguns viajantes e andarilhos.Também costumam buscar por alimento somente durante a noite, se esgueirando para dentro dos templos, que no Japão é onde os corpos dos falecidos ficam previamente para receberem orações.
Segundo a crença popular, uma pessoa se torna em um Jikininki se cometer muitas más ações em vida a ponto de corromper sua alma. Alguns Jikininki foram sacerdotes corruptos que depois da morte não foram capazes de fazer devidamente a passagem para o Além. Outros, são pessoas que de uma maneira ou de outra, se acostumaram a ter que comer carne humana, e conforme o tempo foi passando acabaram se transformando nesses monstros.
Os Jikininki são frequentemente associados aos “Gaki” (餓鬼), fantasmas condenados à fome, à sede e ao sofrimento eterno. Habitam a região Gakidō, que segundo as crenças budistas e taoístas, é um plano dimensional onde habitam as almas das pessoas que em vida cometeram muitos erros, e por isso estão condenadas a pagar sua pena, sendo o seu sofrimento medido conforme a gravidade de seus pecados. De forma geral, os fantasmas Gaki estão condenados a sentirem fome e sede insaciáveis até cumprirem a sua sina, e depois evoluir espiritualmente para outro plano.
Não vou entrar muito a fundo no assunto dos Gaki, porque pra entender completamente sobre eles, eu teria que fazer vários posts, já que envolve ideologia budista, outros planos espirituais, reencarnação, evolução espiritual e etc. Mas resumindo o que eu havia mencionado, os Jikininki tem associação com essas criaturas, a diferença é que os Jikininki têm acesso ao mundo dos vivos, algo que os Gaki não tem.
Fonte:
http://yokai.com/jikininki/
0 comentários:
Postar um comentário