La Lechuza - Lenda Latino-Americana

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , , , , , , ,

 

   La Lechuza (que em espanhol significa "A Coruja"), ou La Chorca, é conhecida no Sul do Texas, no México, e em alguns países latino-americanos desde a época das colonizações espanholas. Há diversas variações dessa lenda conforme o local. Alguns dizem que Lechuzas são mulheres que venderam sua alma ao diabo em troca de poderes mágicos, que tem o poder de se transformar em um de pássaro gigante com o rosto de uma velha, e que costumam voar durante a noite em busca de uma presa.
  Outra variação desta lenda é a que consiste em uma única mulher específica, que foi executada por uma multidão furiosa que a acusava de praticar magia negra, e que voltou dos mortos furiosa em busca de vingança. Pode tanto aparecer como um pássaro gigante com o rosto de uma velha, como pode ter a aparência de uma bruxa fantasmagórica.
   La Lechuza pode aparecer a qualquer hora em qualquer lugar, e costuma atacar os bêbados. Porém, pode atacar qualquer pessoa, ébria ou não. Por ser uma bruxa, possui poderes sobrenaturais: pode se transformar em uma coruja, imitar sons de bebê para atrair suas vítimas, e também pode causar tempestades. Muitas vezes suas aparições são relacionadas a tempestades. Dizem que é imune à balas e vários tipos de armas, e ouvir o seu assobio é considerado um presságio de que alguém irá morrer.
   Geralmente se esconde em lugares ermos e costuma assobiar ou imitar sons de um bebê chorando para atrair suas presas. Quando alguém ouve o som de um bebê chorando, é provável que vá seguir o som para encontrar o suposto bebê perdido, e é aí quando a Lechuza ataca, com suas enormes garras envolve sua vítima e voa céu adentro, procurando um lugar onde possa devorá-la. Algumas lendas dizem que ela prefere atacar bebês recém nascidos que não foram batizados. Não importa a variação da lenda e como e quando ela ataca, La Lechuza sempre é um espírito vingativo sem coração.
   Para se defender de seus ataques, deve-se usar sal. La Lechuza, assim como a maioria dos espíritos e demônios de folclores do mundo todo, tem aversão ao sal.




4 comentários:

Unknown disse...

oi,você poderia fazer um post sobre a Wild Hunt? obrigada pela atenção.

Luiza disse...

Ótima sugestão! Vou pesquisar a respeito e ver se faço um post à respeito o mais breve possível. Gratidão =)

Unknown disse...

Vim aki por causa do Vitor e valentino

Luiza disse...

Aaah, aquele desenho do Cartoon Network! Acho muito bacana também!

Postar um comentário