A lenda de Kelpie, o cavalo d'água

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , ,

Kelpie na mitologia céltica escocesa é uma espécie de cavalo que habita os lagos e rios da Escócia. Essa entidade sobrenatural pode ser encontrada também no folclore irlandês. Sua descrição pode variar conforme as lendas, por vezes descrito como branco, ou cinza, de pele macia e gelada, podendo também adotar uma forma humana. Muitos rios e lagos na Escócia tem alguma história relacionada com Kelpie, mas a mais extensiva que se conhece é a do Lago Ness, que tem seu primeiro registro no século 6.
A lenda de Kelpie tem também muitas variações pelo mundo, como a de Wihwin na América Central, a de bäckahäst na Escandinávia, e a de bunyip na Austrália.


A origem da crença em cavalos d'água malignos pode ter sido a partir de sacrifícios humanos feitos antigamente para acalmar os deuses da água, mas também servia como prática para assustar crianças a fim de mantê-las longe do perigo nas margens de rios e lagos, e prevenir mulheres jovens para tomarem cuidado com rapazes bonitos desconhecidos.
Em algumas histórias, Kelpie é conhecido como antropomórfico, ou seja, pode mudar sua forma física. Pode se transformar em uma bela mulher para seduzir e capturar homens, ou se transformar em um belo homem para seduzir e capturar moças. Porém, ele pode apresentar perigo principalmente á crianças quando está sob a forma de cavalo, pois costuma induzi-las a montá-lo e então as leva para dentro da água, onde as come.


Nas ilhas Órcades (Orkney em inglês), há menção de uma criatura semelhante chamada "Nuggle", que também tem a forma de um cavalo e vive debaixo d'água. Qualquer humano que montar essa criatura é levado para as profundezas do rio ou lago onde a criatura vive, e morre afogado. Nas Ilhas de Shetland, a nordeste das Ilhas Órcades, o cavalo d'água é conhecido como "Shoopiltie".
Outras versões dessa criatura existem em outras nações célticas. No país de Gales há uma lenda de um outro espírito antropomórfico associado á água chamado "Ceffyl Dŵr", que também pode assumir a forma de um cavalo, ás vezes com asas, que pode capturar qualquer infortunado para montar, mergulhá-lo na água e o afogar. Na mitologia manesa também há um cavalo d'água conhecido no Gaélico Manês como "Cabbyl-Ushtey" que também é associado com uma outra criatura chamada "Glashtyn".

Fonte: http://www.transceltic.com/scottish/kelpie-mythical-water-horse-folklore-scotland

6 comentários:

Vila Shougakure No Sato disse...

Bem Loko a lenda eu nem sabia que essa lenda existia

Unknown disse...

meuavo fala dele muito

Luiza disse...

Sério? Que bacana! Se puder, conte-nos o que seu avô sabe sobre ele =D
Perdão pela demora para responder! Sou a única pessoa que edita o blog, por isso quando minha rotina ficou muito corrida, não pude mais atualizá-lo.
Um grande abraço!

Luiza disse...

Sim, é muito legal! É uma das minhas favoritas, e uma das primeiras que tive conhecimento =D
Um grande abraço!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Conheco algumas lendas ,mas essa e minha favorita

Postar um comentário