Tenome - Folclore Japonês

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , ,


É uma criatura do Folclore Japonês que se parece com um velhinho cego, com características de músico, massagista ou acupunturista. Não tem olhos no seu rosto, mas sim em suas mãos. Costuma vaguear por terrenos baldios ou cemitérios á noite procurando por vítimas.
  Diz a lenda que o Tenome foi um velhinho humano normal, cego, que foi roubado, espancado, e deixado para morrer em meio a uma estrada. Antes de morrer, este velhinho disse "se eu apenas pudesse ter visto seus rostos! Se eu apenas tivesse olhos que funcionassem, mesmo que fossem nas palmas de minhas mãos!". Por causa da maneira em que morreu, com raiva e agonizando, seu espírito se transformou em um Youkai (maneira como monstros e divindades malignas são chamadas no Japão).
  Tenome costuma sair á procura daqueles que causaram sua desgraça, porém mesmo após adquirir olhos nas palmas das mãos, sua raiva o cegou e enlouqueceu, fazendo com que ataque qualquer pessoa que cruze seu caminho, e passou a se alimentar de sangue e ossos humanos.
  Sua maneira de atacar é bem discreta. Como ataca á noite, se aproxima de suas vítimas devagar, fazendo com que pensem que ele é apenas um velhinho cego, porém ao se aproximar, as vítimas percebem que ele não é uma pessoa normal e saem correndo, o que é inútil, já que o Tenome é bastante rápido e por não enxergar bem, seu olfato é mais desenvolvido que o normal e bem apurado.

  Infelizmente, pelo que pesquisei, não há nada que se possa fazer ou objeto a se portar para evitar de se esbarrar com esse cara, mas como em todos os folclores do mundo diz-se que o sal afugenta entidades malignas, creio que ao andar no cemitério ou terreno baldio no Japão, é sempre bom levar uma trouxinha com um punhado de sal. Se não der certo, é só correr como se não houvesse amanhã ;)



Há uma lenda, da cidade de Kyoto, de um rapaz que entrou em um cemitério á noite para demonstrar coragem, após ser desafiado por amigos. Ao caminhar pelo lugar, avistou de longe uma figura, que parecia a de um idoso, se aproximar. Ao estar perto o bastante para visualizá-lo em detalhes, levou um tremendo susto ao perceber que não tinha olhos em seu rosto, mas sim em suas mãos!
  O jovem correu muito, até que chegou á um templo, e contou o que viu á um sacerdote, e implorou para que o escondesse. O sacerdote então o escondeu dentro de um baú.
  Depois de um tempo, o monstro entrou no templo, e o jovem de dentro do baú pode escutar o barulho dele farejando á sua procura, e esse barulho foi ficando cada vez mais alto, á medida que o monstro ia chegando perto do baú.
  Houve um barulho estranho no templo, parecido como o de um cão sugando os ossos de algum animal. Depois de um tempo, o barulho foi diminuindo, até que tudo ficou quieto. O sacerdote então voltou ao templo para abrir o baú e verificar se o rapaz ainda estava lá, e ao abri-lo levou um grande susto, pois encontrou apenas a carcaça do rapaz: sua pele frouxa, sem nada por dentro.

  Ah! E uma curiosidade, é que o Homem Pálido, o monstro com olhos nas palmas das mãos do filme "O Labirinto do Fauno", de Guillermo del Toro, é baseado na lenda do Tenome:




Fonte:

http://yokai.com/tenome/
http://www.scaryforkids.com/pale-man/
http://matthewmeyer.net/blog/2013/10/08/a-yokai-a-day-te-no-me/

0 comentários:

Postar um comentário