Dullahan - Mitologia Celta, Folclore Irlandês

Author: Luiza / Marcadores: , , , , ,




  O Dullahan (ou Gan Ceann, do gaélico irlandês) é um dos seres mais espetaculares do reino das fadas da Irlanda, é um cavaleiro sem cabeça, que veste uma túnica preta, e monta um cavalo negro que solta faíscas e labaredas pelas narinas, carregando em uma das mãos sua própria cabeça decepada, com pequenos olhos negros dardejantes, trazendo sempre um sorriso largo e maléfico de orelha a orelha. Sua cabeça brilha com uma fosforescência de matéria putrefata e a criatura a usa para iluminar seu caminho pelas estradas remotas do interior Irlandês. Em algumas variações da lenda, diz-se que ele dirige uma charrete com seis cavalos negros, que cavalgam tão rápido, que apenas a fricção de seu trote, e das rodas da charrete no chão, fazem os arbustos no caminho pegar fogo.
  É dotado de uma visão incrivelmente sobrenatural. Só de erguer sua cabeça decepada, já é capaz de avistar o que quiser a longas distâncias, até mesmo nas noites mais escuras. Usando esse poder, ele pode espiar a casa de uma pessoa prestes a morrer, não importa aonde esteja.
  Sua pele tem a cor e a consistência de queijo mofado. Sua arma é um chicote em forma de coluna vertebral humana. Em algumas versões, seu cavalo carrega uma charrete feita de partes de corpos humanos, como por exemplo os raios da roda sendo ossos, e sua capota feita de pele desidratada.
  Sempre que um Dullahan para de cavalgar, alguém está destinado a morrer, e onde depois o próprio chama o nome da pessoa e lá mesmo tira sua vida. Aparentemente não há maneiras de parar definitivamente um Dullahan, pois todos os cadeados e portões se abrem automaticamente quando ele se aproxima, porém diz-se que o ouro tem o poder de repeli-lo, e o faz ir embora temporariamente, só de avistar algum objeto feito do material. Ele também não gosta de ser observado, e quando alguém se atreve a fazê-lo, ele joga um balde cheio de sangue em cima da pessoa, ou a deixa cega de um olho.
  Nas noites festivas da Irlanda, é aconselhável que as famílias fiquem dentro de casa com as cortinas fechadas; particularmente no final de agosto, ou no começo de setembro, quando acontece o Festival de Crom Dubh. Se alguém tiver que sair de casa nesse período, é bom levar algum objeto de ouro consigo (que bom que não é no Brasil, porque senão a gente tava ferrado kkkkkkkkkkkk).
  A origem da lenda do Dullahan não é muito bem conhecida, alguns dizem que é uma personificação de um antigo deus Celta chamado Crom Dubh, ou Black Crom, que era adorado pelo rei pré-histórico Thigermas, que reinou na Irlanda há 15 mil anos atrás, e que legitimou sacrifícios humanos para os deuses pagãos. Por ser o deus da fertilidade, Crom Dubh demandava sacrifícios humanos todos os anos, sendo seu método de sacrifício preferido a decapitação.
  O culto a Crom Dubh perdurou até o século 6, quando chegaram no país missionários cristãos vindos da Escócia. Eles condenaram aquele culto, e sob sua influência, as antigas religiões irlandesas que envolviam sacrifícios começaram a perder credibilidade. Entretanto, Crom Dubh não se conformou em não receber mais suas cotas de almas anuais, e tomou uma forma física, que se tornou conhecida como Dullahan, ou Far Dorocha (que significa "homem obscuro", no gaélico irlandês), a própria personificação da morte.
   A famosa história do Cavaleiro Sem Cabeça (The Legend of Sleepy Hollow), do escritor Washington Irving foi baseada nessa lenda.





     Fonte: http://www.dullahan.com/
     http://nathanandersonart.tumblr.com/post/115174943379/name-dullahan-gan-ceann-without-a-head-area

0 comentários:

Postar um comentário