Púca - Mitologia Celta - Folclore Irlandês

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , , , , ,


 É a mais temida de todas as fadas Irlandesas, a Púca é um globlin transmorfo que aparece apenas á noite. É chamada também de pooka, phouka, phooka, phooca, púka ou pwca. Tem a habilidade de se transformar no que quiser, porém a sua forma favorita é a de um cavalo. As formas na qual é vista varia entre: cachorro, coelho, bode ou a de um homem velho. Em todas as formas em que é vista, pode falar, possui cabelo ou pelo da cor preta, e olhos amarelos brilhantes. Adora mentir, e usa a fala para enganar as pessoas para seu próprio entretenimento.

 Sua forma preferida de se entreter é se transformar em um cavalo, e ir ao encontro de homens bêbados em seu caminho para casa. Ela então os oferece uma carona. Quando algum homem aceita e sobe em sua garupa, ela então corre de maneira selvagem e descontrolada, atravessando campos, pulando loucamente e consequentemente os aterrorizando por completo. Se por acaso o sol começar a nascer, a Púca então dá uma parada tão brusca, que o homem é jogado para frente da garupa.

 Outra maneira de a Púca se entreter, é adquirindo a forma de um ser humano á procura de alguém com quem sentar e conversar por horas, para depois desaparecer instantaneamente e deixar a pessoa completamente confusa.

 Em outras versões, as atitudes da Púca vão bem mais além do que pregar peças. É dito que esse tipo de criatura é sedenta por sangue e que ataca e devora pessoas. É também conhecida por envenenar colheitas e frutos.

 A única coisa que mantém a Púca longe é a luz do sol.



0 comentários:

Postar um comentário