Oni - Folclore Japonês

Author: Luiza / Marcadores: , , , , ,

   



  Os Oni (鬼 ou おに em japonês, que significa "ogro", "demônio") são grandes ícones do folclore japonês. São criaturas medonhas, maiores que um ser humano normal, ás vezes muito maiores, que habitam montanhas remotas, cavernas, ilhas, fortalezas abandonadas, e o Inferno. São onívoros, mas na maioria das vezes se alimentam do gado, de seres humanos e álcool.
Cada Oni tem sua aparência específica, que é muito variada, mas geralmente são descritos possuindo pele azul ou vermelha, cabelos revoltos, dois ou mais chifres, e grandes presas. Outras variações existem em cores diferentes e com diferentes números de chifres, olhos, ou dedos. Vestem tangas feitas de couro de animais grandes. Todos os Oni possuem extrema força e estrutura, e muitos deles são poderosos feiticeiros. São demônios ferozes, causadores de desastres, disseminadores de doenças, e carrascos das almas condenadas ao Inferno.
Os Oni são gerados quando seres humanos extremamente cruéis morrem, e acabam em uma das várias camadas do Inferno budista, conforme o tempo passa, eles vão se transformando em Oni. Se tornam os mais terríveis e brutais servos do Grande Senhor Enma, o governante do Inferno, empunhando grandes clavas de ferro com as quais eles esmagam e destroem os seres humanos, somente para sua própria diversão. O trabalho dos Oni no inferno é submeter punições horríveis ás pessoas más condenadas ao inferno (as que não são más o bastante para se transformar em demônios), arrancando a pele, esmagando os ossos, e outros tormentos horríveis de se descrever. O Inferno está cheio dos Oni, eles formam o exército dos grandes generais do submundo.
Ocasionalmente, quando um ser humano é tão terrivelmente perverso, a ponto de sua alma não ser mais capaz de alcançar nenhum tipo de redenção, ele se transforma em um Oni, mesmo ainda estando vivo, e permanece na Terra aterrorizando os demais seres viventes. Esses seres humanos transformados em Oni são os mais recorrentes nas lendas e histórias, e os que mais apresentam perigo á humanidade.

Originalmente, todos os espíritos, fantasmas, e monstros eram considerados "Oni". A raiz desse termo é uma palavra que significa "escondido", "oculto", e era escrito com um caractere chinês que significa "fantasma". Nos tempos antigos do Japão, antes dos espíritos serem especificamente catalogados como são hoje, "Oni" podia se referir a qualquer criatura sobrenatural, como fantasmas, deuses obscuros, youkais grandes e assustadores, até mesmo alguns humanos particularmente cruéis e violentos. Na medida que os séculos moldaram a língua japonesa, as definições que conhecemos hoje para os diversos tipos de monstros gradualmente chegaram a ser o que conhecemos atualmente. Hoje em dia, o termo Oni geralmente se refere apenas a uma categoria específica de demônios de gênero masculino, o qual foi descrito no post. Demônios do gênero feminino geralmente são conhecidos pelo nome "kijo".







Fonte: http://yokai.com/oni/

0 comentários:

Postar um comentário