A Lenda do Holandês Voador

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , , ,



 Um navio que foi condenado a navegar nos mares pela eternidade, o Holandês Voador (The Flying Dutchman) é considerado pelos marinheiros um dos piores possíveis agouros. Em algumas histórias, dizem que quem o olhar terá uma morte horrível. Em outras, a tripulação do Holandês Voador tenta enviar cartas para qualquer navio que o cruzar. Essas cartas são sempre endereçadas para pessoas que morreram a muito tempo, e quem as tocar é sujeito a sofrer grandes desventuras. Acredita-se que o capitão do Holandês Voador é o Capitão Bernard Fokke, conhecido pela sua impressionante rapidez de navegar, tanto que acreditava-se que ele tinha um pacto com o diabo.

 Há muitas teorias á respeito da origem do Holandês Voador. Na maioria delas diz-se que o capitão e sua tripulação foram acusados de um crime hediondo, o que os levou a serem punidos, sendo condenados a navegarem pelos mares eternamente. Em outras histórias, é dito que foi um navio holandês que se perdeu ao longo do Cabo da Boa Esperança, conhecido como Cabo das Tormentas. Visões deste navio datam do século 17, e nos séculos 19 e 20 começa o boato de que o navio é cercado de uma luz fantasmagórica.

 Nos trópicos equatoriais, existem lendas que surgiram no século 18 sobre Davy Jones ser o capitão do Holandês voador. Nessa lenda, Davy Jones seria o capitão amaldiçoado do navio e estaria condenado a vagar para sempre no mar pela ninfa (rainha das sereias) do mar Calypso, podendo desembarcar por um dia  a cada 10 anos.

 Uma visão foi documentada pelo Príncipe George do País de Gales, quando era adolescente, em uma viagem de três anos de duração:

 "Ás 04:00 da manhã, o Holandês Voador cruzou nosso caminho. Uma luz vermelha estranha como a de um navio fantasma brilhava, bem no meio, onde fica o mastro. Mastros e velas de uma plataforma de comando, á 200 metros de distância, se destacavam em grande relevo conforme vinha á bombordo, onde até o oficial de guarda da plataforma podê vê-lo, como também o marujo aspirante no tombadilho, que foi mandado para ficar à frente, no castelo de proa. Mas chegando mais perto, não havia nenhum vestígio e nenhum sinal qualquer de algum navio, nem de perto nem além no horizonte. A noite se tornava clara e o mar calmo. Porém treze pessoas ao total afirmavam ter visto o navio fantasma... Ás 10:45, o navegador do nosso navio, que havia testemunhado a aparição do Holandês Voador essa amanhã, caiu do mastelero da vela e morreu , ao colidir com o castelo de proa."

 Aaaah e detalhe: o pirata fantasma Holandês Voador do desenho do Bob Esponja faz referência a essa lenda.


 Matéria original: http://they-hide-in-the-dark.tumblr.com/post/62897835713/flying-dutchman-a-ship-that-has-been-cursed-to
 Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Holand%C3%AAs_Voador
http://en.wikipedia.org/wiki/Bernard_Fokke

0 comentários:

Postar um comentário