Banshee é um dos vários tipos de espíritos presentes no folclore Irlandês e Escocês, é um presságio de morte e um mensageiro do Além que aparece para lamentar, chorando e gemendo, debaixo das janelas das casas onde há alguém prestes a morrer. Lendas como essa confirmam a crença dos Celtas no Mundo dos Espíritos e na existência de seres espirituais, tanto de pessoas que morreram jovem, como a de seres inteiramente espirituais (que nunca foram humanos), como divindades e etc., que podem se comunicar com os seres viventes.
O termo "Banshee" vem do gaélico irlandês Bean Sídhe ou Bean Sí, que significa "mulher fada". A versão gaélica escocesa é Bean Nighe, que significa "mulher lavadeira", e cuja lenda difere um pouco da Banshee irlandesa. Eu já até havia feito um post sobre a Bean Nighe, para lê-lo clique aqui!
Às vezes Banshees aparecem como lavadeiras, lavando a roupa ou armadura manchada de sangue pertencente á pessoa que está prestes á morrer, e pode aparecer também como uma linda e jovem mulher com um leve brilho celestial. A característica mais distintiva de uma Banshee é o seu choro, que pode variar, pois cada Banshee tem o seu próprio. Pode ser um choro gemido e leve, ou um choro agudo e gritante. A maioria delas tem um choro alto e melancólico, que não chega a ser assustador, mas que entristece quem o ouvir. Porém o choro de todas as Banshees, independente de como forem, são presságios de morte.
Uma Banshee pode aparecer de diversas formas:
- Dizem que a mais comum é a de uma velha senhora enrugada, com um longo cabelo branco despenteado, vestindo uma longa mortalha (robe mortuário).
- Pode aparece também como uma mulher jovem, muito pálida, com um longo cabelo vermelho, vestida de branco;
- Como uma velha senhora com um longo cabelo branco, olhos vermelhos, e com um vestido verde;
- Uma jovem e linda mulher, com longos cabelos prateados, vestindo um vestido cinza cintilante;
- Uma velha senhora com longos cabelos cinza, vestindo um vestido preto e um véu cobrindo o rosto;
- E etc.
Há uma lenda que diz que há um tipo de Banshee que surge do espírito de uma mulher jovem, que foi morta brutalmente e teve uma morte tão horrível que acabou presa nesse mundo, destinada a vagar sob a Terra. Seu destino é vigiar sua família e aqueles a quem ama, os avisando quando a morte de alguém está por vir.
Esse tipo específico de Banshee descrito á cima, aparece como uma velha senhora, vestida em farrapos, com um sujo cabelo cinza, unhas compridas e dentes pontudos. Seus olhos são vermelhos e tão cheios de ódio e tristeza que olhar para eles causa morte instantânea. Sua boca fica constantemente aberta, emitindo um longo e doloroso grito que tortura a alma dos vivos
Sobre a sua origem, o que se sabe, é que surgiu primeiro nas antigas lendas Gaélicas. Quando várias Banshees apareciam de uma vez, era para alertar sobre a morte de alguém importante socialmente ou religiosamente.
Tradicionalmente, quando algum cidadão morria, era de costume que uma mulher cantasse para que fosse velado. A música, nesses tempos, era frequentemente associada á espíritos e fadas, que acreditava-se que habitavam ás florestas. Diz-se que geralmente uma fada costumava chorar a morte de alguém, e que seu choro alcançava longas distâncias, até ser ouvido pela família da pessoa.
0 comentários:
Postar um comentário