Iele - Mitologia Romena

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , ,

 


   Iele é uma espécie de fada da Mitologia Romena, frequentemente são descritas como ninfas com grandes habilidades mágicas, ou Zâne, que significa fada virgem em romeno, e possuem grande poder de sedução sobre os homens. Aparecem tipicamente como lindas mulheres nuas, com cabelos longos o bastante para cobrir seus seios, usando sinos em seus tornozelos e carregando velas. Dizem que vivem no céu, em florestas, cavernas e brejos durante o dia, e durante a noite podem ser vistas se banhando nas nascentes dos rios ou dançando em encruzilhadas, e andam sempre em grupo. Podem também aparecer como seres espirituais não materializados, parecidos com fantasmas. Os trechos nos quais as Ieles já dançaram, ficam secos e chamuscados, e nada mais cresce por lá, exceto grama, que nasce de cor vermelha ou verde escura, e cogumelos, que os animais não se atrevem a comer. Em algumas lendas é dito que foram enviadas para a Terra por Deus, ou pelo diabo, para punir as pessoas más.


   As Ieles não costumam ser malvadas, porém podem buscar vingança se forem provocadas. Podem ficar ofendidas se alguém as ver dançando, se pisar no chão onde elas dançaram, dormir embaixo de uma de suas árvores favoritas, ou beber água da nascente de seus rios. Podem também punir severamente quem recusar seu convite para dançar ou quem copia seus movimentos de dança. Suas formas de punição podem ser através de feitiços, ou de seu canto, pois quem ouvi-las cantar torna-se mudo para sempre. Podem também sequestrar pessoas enquanto dormem, a fim de dançar em volta delas até que desapareçam. Sua dança também tem o poder de deixar as pessoas num frenesi de loucura e tormento, até a morte. E sua voz também possui o poder de seduzir, assim como as sereias da Mitologia Grega.
   Acredita-se que algumas mortes misteriosas e desastres naturais podem ser causados pelas Ieles, caso seus dias de festa não sejam celebrados corretamente.
   Há algumas maneiras de se proteger das Ieles, o principal método é usar uma guirlanda de alho, ou artemísia, ao redor de alguma parte do corpo (mais frequente ao redor da cintura ou do tórax), pendurar um crânio de cavalo na frente de casa também pode funcionar, além de alguns rituais de exorcismo. E o método mais importante para se curar de alguma de suas maldições é a dança dos Călușari, membros das fraternidades secretas romenas.






       Fonte: http://yorickscall.blogspot.com.br/2010/01/in-romanian-mythology-iele-are-feminine.html
        http://they-hide-in-the-dark.tumblr.com/post/145675147815/iele-a-female-fairy-from-romanian-mythology
        http://www.rolandia.eu/iele-ladies-woods/

0 comentários:

Postar um comentário