Elfos: Suas Origens e Características

Author: Luiza / Marcadores: , , , ,

  
Arte por Brian Froud

Elfos têm sido durante muitos anos um tema bem popular entre obras de fantasia e ficção. Desde a obra “Um Sonho de uma Noite de Verão”, do dramaturgo William Shakespeare, até os clássicos romances de fantasia de J. R. R. Tolkien 300 anos depois.

  Assim como as fadas, os elfos são frequentemente caracterizados como pequenas criaturinhas metamórficas, conhecidas por pregar peças e fazer travessuras. Acredita-se que habitavam em reinos secretos nas florestas, nos campos, ou em troncos de árvore ocos.

  Em filmes e séries contemporâneas, os elfos são representados como belas criaturas sempre dispostas a ajudar as pessoas em tempos de necessidade. Porém, as características dos elfos segundo as lendas antigas mostram uma forma bem mais hostil em relação aos humanos. Frequentemente, os elfos ludibriavam os humanos levando-os à morte. 


  Os Elfos Arthurianos

  Nas lendas Arthurianas, o mago Merlin uma vez se apaixonou por uma elfa. Na verdade, ela usou seus encantos para seduzir Merlin e atraí-lo até uma floresta, para então prendê-lo e matá-lo. Foi uma questão de sorte que Merlin conseguiu se desvencilhar do encanto de sua beleza e escapar com vida.

Merlin e Nimue, 1893-1894, por Aubrey Beardsley

  Às vezes os conceitos de “fadas” e “elfos” são considerados os mesmos, porém por mais que ambas as criaturas tenham características semelhantes, o que os diferencia são os locais de origem de suas lendas. As lendas das fadas tem origem na mitologia Anglo-Saxã, tanto que há versões de histórias da Távola Redonda em que o próprio Rei Arthur é filho de uma fada. Segundo as crenças antigas, as fadas são associadas às flores, e suas asas lembram as de borboletas e libélulas. Já os elfos são associados às árvores, e têm origem na mitologia Nórdica.

  Segundo as histórias da Távola Redonda, acreditava-se que Arthur era metade fada, e Merlin era metade elfo. Elfos da era Medieval apresentavam algumas características das ninfas da mitologia Grega. A elfa do conto “Ojos Verdes” de 1861, do romancista espanhol Gustavo Adolfo Bécquer, lembra muito as ninfas d’água da mitologia Grega, por atrair um garoto humano até um lago e afogá-lo. 


   Os Elfos da Mitologia Nórdica

  As lendas mais antigas sobre elfos vêm da mitologia Nórdica, onde há os elfos da luz, e os elfos da escuridão. Elfos de luz eram estimados e apreciados pelo deus Odin. Algumas lendas dizem que a aparência dos elfos estava ligada às mudanças das estações da natureza. Elfos eram conhecidos por suas orelhas pontudas, que lhes garantia uma excelente audição. Eram em sua maioria imortais, mas poderiam morrer se sua árvore de carvalho fosse cortada. Elfos de luz, ou Ljosalfar, como os nórdicos costumavam chamá-los, eram divinamente belos e habitavam o belo mundo de Álfheimr, que faz parte da árvore Yggdrasil, conhecida como eixo do mundo.

  Elfos da escuridão, ou Dokkalfar, eram conhecidos por serem bem feios, e habitavam o mundo de Niflheim. Por mais que os elfos da escuridão fossem naturalmente maus, os elfos de luz também não eram especificamente amigáveis com os humanos, pois os consideravam criaturas inferiores. 

Älvalek, 1866, por August Malmström. 150 x 90cm. Óleo sobre tela.

   Atualmente, é comum ver na televisão e nos filmes natalinos elfos alegres e simpáticos ajudando o Papai Noel no Polo Norte, fabricando e levando brinquedos para crianças humanas. Por mais que essa imagem dos elfos seja predominante nos tempos de hoje, não podemos nos esquecer de que no passado os elfos eram conhecidos por amaldiçoar humanos, deixá-los loucos e sequestrar crianças. Essas coisas aconteciam especialmente quando algum humano se intrometia na vida dos elfos, perturbando-os. A vingança e a retaliação dos elfos era motivo de grande temor. 


Arte por Brian Froud



    Fonte:

 RORIC, Valda. Revealing the True Nature of Elves: Dangerous Beauties and Diabolical Fiends. Ancient Origins, 18 de dezembro de 2015. Disponível em: <https://www.ancient-origins.net/myths-legends/revealing-true-nature-elves-dangerous-beauties-and-diabolical-fiends-004978>. Acesso em 10 de julho de 2020.

 RADFORD, Benjamin. A History of Elves. Live Science, 1 de novembro de 2017. Disponível em <https://www.livescience.com/39689-history-of-elves.html>. Acesso em 10 de julho de 2020.

2 comentários:

Mari♥ disse...

Adorei Lu 💚💚💚

Luiza disse...

Gratidão, Mari 💚

Postar um comentário