Mayoibune - Folclore Japonês

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , ,

 


Mayoibune são um tipo de Funayūrei da prefeitura de Fukuoka. Tipos parecidos de navios fantasma são encontrados por toda a costa do Japão, conhecidos como yūreibune (navio fantasma), mōjabune (navio dos mortos), e yoiyoibune (barco “Remar! Remar!”).


  O vento noroeste que acompanha os Mayoibune é chamado de tamakaze. O tamakaze normalmente só sopra pelo Mar do Japão no inverno. É perigoso para pescadores devido às fortes rajadas e à chuvarada que traz consigo. Também é dito que traz consigo a alma dos mortos. Essas almas perdidas vagam pelo mar, nunca podendo alcançar o reino dos mortos.


  No antigo calendário lunar japonês, a lua cheia cai em toda noite do 15º dia de cada mês - a noite mais iluminada, por isso a melhor para pescar e caçar. Porém, durante o feriado Obon, que é no dia 15, os mortos voltam do Além para visitar os vivos. Antigamente era proibido trabalhar no mar durante essa noite; era dito aos pescadores para que voltassem às suas casas após o cair da noite para ficarem com suas famílias. De acordo com a superstição, coisas ruins acontecem com aqueles que quebram esse tabu. Encontrar um Mayoibune é apenas um dos exemplos.


  Há muito tempo atrás, quatro jovens rapazes de Hatsu, Fukuoka, foram pescar na noite do 15º dia durante o Obon. Normalmente, os pescadores tiram este dia de folga, como feriado, mas os quatro jovens não davam importância à superstição. Eles tinham as águas só para eles, e pescaram uma boa quantidade de peixe cavala. Mas enquanto eles pescavam, cabeças decepadas começaram a aparecer flutuando pela superfície da água. As cabeças rolavam, batendo uma nas outras e rindo. Os pescadores ficaram aterrorizados. Puxaram suas redes e começaram a navegar de volta para casa. Foi quando perceberam que toda a sua pesca não era peixe cavala, e sim sandálias de palha! Os jovens voltaram para casa, mas não puderam esquecer o terror daquela noite. Um por um, eles foram enlouquecendo e morrendo.





  Fonte: 


  MAYOIBUNE. Yokai, 2022. Disponível em: <https://yokai.com/mayoibune/>. Acesso em 7 de maio de 2022.


  OBON. Japan Guide, 2022. Disponível em: <https://www.japan-guide.com/e/e2286.html>. Acesso em 7 de maio de 2022.


0 comentários:

Postar um comentário