O padre sem cabeça - Folclore Peruano

Author: Luiza / Marcadores: , , , ,


Há muito tempo, habitava na imaginação do povo do distrito de Tambo, na província de Islay, a história de um sacerdote que em vida era extremamente mesquinho, e que após sua morte, foi condenado a pagar por seus atos. Dizem que costumava aparecer à meia-noite, junto ao altar maior da capela, onde em vida havia sido capelão. Porém, sua aparição era sempre sem cabeça. 


  As pessoas que passavam em frente à capela à meia noite, sempre encontravam as luzes acesas, e por curiosidade, iam espiar para ver o que acontecia lá dentro àquela hora, e se horrorizavam ao ver a figura de um padre sem cabeça.


  Contam que um dia, depois das devidas cerimônias, os fiéis foram embora e fecharam as portas da capela; um jovem que estava adormecido, acabou sendo trancado dentro do recinto, e quando acordou, se espantou com a situação: trancado dentro da capela, com várias velas acesas. Começou a chamar por ajuda a gritos e golpes na porta, mas em vão, devido ao horário da noite.


  Levou um tremendo susto ao de repente ver uma figura à sua frente: um padre sem cabeça! Suas pernas fraquejaram, e quando estava quase a ponto de desmaiar, o padre lhe fez um sinal, chamando-o. E escutou uma voz, dizendo para se aproximar, que não temesse, que ele só queria rezar uma missa e que para isso precisava de alguém que o escutasse; e lhe rogava para que fosse seu ouvinte. 


  Emudecido de pavor, o jovem não teve escolha e se pôs de joelhos.O padre rezou a missa. Apagaram-se as luzes. E desapareceu para sempre esse fantasma que habitava a capela. O jovem saiu disparado até a porta, e ao perceber que permanecia trancada, caiu no chão e desmaiou. 



"El cura sín cabeza". Arte por Esther Barreto.



  Fonte:


  ARGUEDAS, José María; RÍOS, Francisco Izquierdo. Mitos, Leyendas y Cuentos Peruanos. Ministério de Educación Pública Peruana: Colección Escolar Peruana Vol. 4.,1947.

0 comentários:

Postar um comentário