Acheri - Folclore Norte-Americano

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , , , , ,

   

  No Folclore Nativo Americano, quando uma criança tem uma morte trágica e horrível, geralmente causada por alguma doença, seu espírito volta do além para habitar o topo das montanhas e dos morros, se tornando uma Acheri. Durante a noite, a Acheri vagueia pelos vales e manifesta uma nuvem negra de doenças sobre as crianças.
  A lenda dos espíritos demoníacos das Acheri não são apenas dos índios nativos da America do Norte, no folclore Hindu, e nas regiões dos hemisférios do Oriente e do Ocidente há menções sobre esse tipo de assombração.
  Diz-se que, durante o dia, a Acheri possui a forma humana de uma garotinha, sendo até aceita pelas demais crianças da região, e se misturando entre elas, participando de danças na época festiva da colheita, brincando como uma criança normal. O que a difere das outras crianças é seu aspecto frágil, sua pele acinzentada, e seu semblante aparentemente doente. Qualquer um que a vê cria uma simpatia por ela, pensando que é apenas uma garotinha doente, e ela usa isso para criar uma amizade com aqueles que sentem pena dela.
  É dito também que ela pode adquirir uma segunda forma, porém isso é mantido em segredo na maioria das vezes. As características dessa segunda forma variam conforme a lenda de cada região, porém em todas elas essa segunda forma da Acheri é hedionda e horrorizante. Alguns a caracterizam como tendo a aparência monstruosamente esquelética, com olhos vermelhos demoníacos e dedos longos com garras.
  Os espíritos das Acheri se alimentam de miséria. Quanto mais tristeza e sofrimento houver entre a família das crianças doentes, mais forte e mais poderosa a Acheri fica. O ideal das Acheri é fazer as crianças sofrerem assim como elas sofreram antes de morrer, ao contaminá-las com doenças intratáveis e sofríveis.
  A única forma de proteger as crianças da Acheri, é vesti-las com a cor vermelha, colocando cordões ou laços vermelhos, ou munindo-as de talismãs vermelhos. Acredita-se que a cor vermelha afugenta os espíritos demoníacos, incluindo as Acheri. O sal também pode tornar as crianças imunes ás doenças que a Acheri causa, colocando círculos de sal em volta das casas ou fazendo as crianças carregarem um montinho de sal em saquinhos também pode protege-las.
  Nas crenças Hindus, a Acheri não pode ser evitada a não ser que alguém consiga distraí-la para que não manifeste mais doenças, como por exemplo construir santuários com velas e bolinhos em um lugar distante.
  Na tribo indígena Chippewa acredita-se que a melhor maneira de retirar uma Acheri do local é amarrar um pano vermelho, abençoado por uma curandeira, envolta de seu pescoço, pois é a única maneira de fazer com que seu espírito possa finalmente descansar.

Desenho de uma Acheri indo embora de uma vila com um pano vermelho amarrado ao pescoço

  Curiosidade: no Japão, há um espírito semelhante chamado "Ju-On", o mesmo do filme de terror "O Grito"; e há um episódio em Sobrenatural que se trata sobre uma Acheri, no episódio 21 da segunda temporada, que se chama "Demônios à Solta".

Acheri em um dos episódios da série "Sobrenatural"

Fonte de pesquisa: http://www.theparanormalguide.com/blog/acheri
http://they-hide-in-the-dark.tumblr.com/post/60837040541/acheri-a-demonic-spirit-from-native-american
http://en.wikipedia.org/wiki/Acheri
http://www.accessgenealogy.com/native/chippewa-tribe.htm
http://pt-br.supernaturalbrasil.wikia.com/wiki/Acheri

0 comentários:

Postar um comentário