O que é Criptozoologia?

Author: Luiza / Marcadores: , , , ,



  Criptozoologia é a ciência que estuda os criptídeos, criaturas monstruosas que não se tem provas de que realmente existem. Como já se pode imaginar, não é um tipo de ciência muito reconhecida, porém há várias pessoas pelo mundo que afirmam já ter visto seres estranhos não registrados na Taxonomia de Lineu, também conhecida como classificação dos seres vivos (por exemplo: espécie, gênero, família, ordem, classe, filo e reino).
  A Criptozoologia é muito criticada por não ter registros que comprovem a existência das várias criaturas as quais abrange, e nem resultados satisfatórios das investigações científicas realizadas nos locais onde dizem que tais criaturas são vistas, e por isso é chamada ás vezes de "pseudo-ciência". Não é considerada uma abrangência da zoologia (área da biologia especializada nos estudos sobre o reino animal, que inclui as espécies viventes classificadas e as já extintas), e muitos cientistas discordam com as teorias dos criptozoologistas afirmando que não seguem o método tradicional da classificação dos seres vivos, que é definido pelo Dicionário Inglês de Oxford como "método ou procedimento na qual tem caracterizado a ciência natural desde o século XVII, consistindo na observação sistemática, medição, experimentação, e a formulação de hipóteses testando e modificando-as."

  Ok, vamos dar uma olhada no que os Criptozoologistas estudam e investigam. Há vários criptídeos e são distinguidos em três categorias:

  1. Animais que já estão descobertos e que ainda vão ser registrados pela ciência;

  2. Animais que são conhecidos e que podem já estar extintos (por exemplo: aves e répteis gigantes, alguns monstros marinhos, animais híbridos);

  3. Animais/criaturas que não estão identificados, que existem poucas provas de sua existência, que têm um número muito pequeno de testemunhas oculares (por exemplo: pé grande, monstro do Lago Ness, Yeti,  Chupacabras, Kraken, Wendigo, demônio de Jersey, monstro de Flatwood, Homem Mariposa e etc.).

  Apesar de os criptídeos mais famosos serem esses que citei na categoria número 3, há milhares de outros pelo mundo todo, segundo relatos de moradores de alguns lugares remotos.

  Há certos criptídios que não se encaixam totalmente á essas três categorias, alguns por serem humanoides ou entidades bizarras que vêm aterrorizando cidades por décadas. Por exemplo o monstro de Flatwood, uma criatura reptiliana que tem a capacidade de emitir um tipo de gás tóxico; o Homem Mariposa, assim como o nome diz, é um ser que possui características de mariposa e de homem, e que as pessoas acreditam que vê-lo é um preságio de algum desastre.

  E para quem não sabe a diferença entre criptídeos e criaturas mitológicas/folclóricas:

  Há muito mais relatos de pessoas que afirmam ter visto os criptídeos do que pessoas que afirmam ter visto qualquer uma das criaturas folclóricas e mitológicas, pois são criaturas lendárias das histórias dos povos antigos, e não há relatos de serem vistas hoje em dia, como os criptídeos. Ou seja, a diferença é: os criptídeos não são apenas lendas antigas, são criaturas que mesmo hoje em dia, por mais loucura que pareça, algumas pessoas afirmam realmente terem visto, como é o caso do Pé Grande e do monstro do Lago Ness.

  Não só há testemunhas oculares, como já foram encontrados pelos e restos mortais de animais estranhos, nos quais o DNA obtido não constam com o de nenhum tipo de ser vivo conhecido, alguns cinegrafistas amadores também alegam ter tirado fotos e gravados vídeos de supostas criaturas desconhecidas, como o vídeo que Roger Patterson filmou em 1967, perto do campo de golfe de Bluff Creek, na cidade de Chaska, Minnesota, E.U.A., no qual ele alega ter filmado o Pé Grande:


  Há pouco tempo deram uma super arrumada no vídeo, pra ficar mais nítido, e esse gif do vídeo mostra bem a filmagem. Na minha opinião parece um homem normal com roupa de macaco, e é o que a grande maioria das pessoas acham, porém, acredite ou não, existe bastante gente que acredita nisso, e na existência de mais alguns monstros também.



  Hoje em dia, com o tanto de efeitos especiais, photoshop e truques bem feitos que existem, há uma enorme chance de algumas pessoas gaiatas pregarem uma peça, enganando uma cidade inteira, afirmando que um tal monstro existe. A possibilidade de alguns animais estranhos existirem é bem legal, porém é bom ser realista, por que pessoas gaiatas existem aos montes no mundo.

  Foram também encontradas pegadas gigantescas em alguns lugares (o que é o mais difícil ainda de ser uma prova concreta, já que qualquer um pode ter moldado aquela pegada enorme no chão).



  De fato esse assunto intriga até a mim, pois é realmente incrível como as pessoas conseguem formular ideias sobre criaturas monstruosas e desconhecidas em pleno século 21. De fato com tantos lugares profundos e inexplorados nos oceanos, é bem provável que haja espaço para algum bicho do tipo se esconder. Já na superfície, creio que não é tão provável. Eu não julgo ninguém, pois é bem legal ter uma imaginação do tipo e criar expectativas de que esses seres existam de verdade. É bastante loucura, porem é bem divertido pesquisar sobre o assunto!

Fonte: http://theparanormalguide.tumblr.com/post/97711472313/what-is-cryptozoology-cryptozoology-for
https://pt.wikipedia.org/wiki/Taxonomia_de_Lineu
http://thecryptocreep.tumblr.com/tagged/cryptozoology
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_animais_estudados_na_criptozoologia
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/classifiseresvivos2.php

0 comentários:

Postar um comentário