Zashiki Warashi - Folclore Japonês

Author: Luiza / Marcadores: , , , ,

 


 “Zashiki” (座敷) é o nome dado à sala de visitas que tem o chão forrado de tatame, muito comuns nas casas japonesas. “Warashi” (童子) é uma palavra antiga da região nordeste do Japão que quer dizer “criança”.

   Zashiki Warashi são espíritos que habitam residências, fazem muitas travessuras, mas são amadas por todos. Há uma crença no Japão de que esses espíritos trazem riqueza e fortuna para os habitantes da casa que eles assombram. Visões desses espíritos são muito raras, por isso é difícil descrever sua aparência, só se pode dizer que têm uma vaga forma fantasmagórica de criança, de aparentemente 5 ou 6 anos, com bochechinhas rosadas. 

  Os meninos aparecem vestidos com uma fantasia de samurai e as garotas com kimono tradicional, com o cabelo curtinho tipo chanel ou cabelo longo e preso. Raramente esses espíritos são descritos com vestimentas rústicas e desgrenhadas. O padrão é de criança arrumadinha. Segundo a crença popular só as crianças e os donos da casa que são capazes de ter essas raras visões desses espíritos, geralmente só se vê os sinais de suas travessuras.

  Esses espíritos infantis adoram aprontar, os primeiros sinais de que um deles habita uma casa, são as pegadas pequenininhas de cinzas ou sabão em pó que eles deixam marcadas no chão. Outros sinais típicos deles são sons de risadas de criança, cirandas cantadas em brincadeiras infantis, sons de papel sendo amassado e cânticos xintoístas entoados em voz infantil. As assombrações consistem em só um espírito Zashiki Warashi, mas podem haver casos que há mais de um na casa, ou até um grupo.

  Os Zashiki Warashi são os espíritos guardiões da casa e deuses da sorte. É dito no Japão que uma casa em que habita um Zashiki Warashi irá prosperar e se tornar rica, e uma casa que “espanta” esse tipo de espírito acaba por decair e se tornar em ruínas. Há inclusive uma lenda de que uma certa família que morreu de intoxicação alimentar, logo antes havia testemunhado a saída de um espírito Zashiki Warashi de sua casa. Em outra lenda conhecida, da prefeitura de Iwate na ilha de Honshu, o filho de um homem rico atingiu com arco e flecha um desses espíritos, e logo após a fortuna da família se esvaiu. Lógico, como se trata de um espírito, a flecha não o feriu, mas pra ele deve ter sido considerada uma grave ofensa, e por isso ele decidiu ir embora da casa.

  Em muitas casas, esses espíritos fazem amizade com as crianças da casa, e ensinam a elas brincadeiras, músicas e canções de ninar. Fazem companhia para idosos e casais que não tiveram filhos, e esses casais muitas vezes os tratam como se fossem seus filhos. O desejo de atrair e manter esses espíritos se tornou tão grande na cultura japonesa, que algumas famílias inclusive deixam comida e docinhos para eles, além de deixar moedas para eles no alicerce das casas em construção. As famílias japonesas prezam muito em deixar a sala de visitas conhecidas como “Zashiki” limpas e em ordem, para que não espante os espíritos guardiões que lá habitam. 




   Fonte:

   http://yokai.com/zashikiwarashi/

0 comentários:

Postar um comentário