Dica de Filme: O Caminho para El Dorado

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , , , ,




     Hoje resolvi fazer um post sobre um dos filmes que mais marcaram a minha infância: O Caminho para El Dorado. Eu sei que passa direto nos canais abertos da televisão, porém acho que nunca deram tanta importância para esse filme como deveria, já que aborda temas muito interessantes, como a colonização espanhola na América Latina, e a cultura dos antigos povos indígenas lá presentes na época. E creio também que deve haver gente que nunca viu.
   Desde criança eu tinha uma certa obsessão pela história dos antigos povos latino-americanos, e adorava esse filme, portanto eu pedi o DVD de presente, e quando ganhei, assisti umas 20 vezes, fora as que eu havia assistido na televisão kkkkkkkkk.
   Eis aqui a sinopse:
O filme se passa no século XVI, mais especificamente no ano de 1519 no município espanhol de Sevilha, sul do país. A trama desenvolve-se ao redor dos dois personagens principais, Túlio e Miguel, dois vigaristas que vivem de pequenos golpes, que durante um jogo em que usam "dados viciados", ganham um mapa que mostra a suposta localização de Eldorado, cidade de ouro lendária no Novo Mundo. No entanto, a trapaça de ambos os amigos é logo descoberta e como resultado, eles acabam por se tornarem clandestinos seguindo a frota de Hernán Cortés para conquistar o México. Eles são descobertos, porém conseguem escapar em um barco e com um cavalo chamado Altivo. Chegando em Eldorado, os dois são confundidos com deuses.



A verdade por trás do mito do El Dorado

   Bom, para quem não sabe, de fato existiu uma lenda dessa cidade chamada El Dorado, muito popular entre os índios latino-americanos, que logo chamou a atenção dos colonizadores espanhóis no século XV.
O mito europeu inspirado em El Dorado, o de uma cidade perdida, feita de ouro, à espera de ser descoberta por conquistadores aventureiros, condensa a sede infinita dos europeus pelo ouro e sua determinação em explorar financeiramente os novos territórios.

A versão sul-americana do mito, por outro lado, revela a verdadeira natureza deste território e dos povos que ali viviam. Para eles, El Dorado não era um lugar, mas um líder tão rico que se cobria de pó de ouro da cabeça aos pés todas as manhãs, e se lavava em um lago sagrado todas as noites.

Nos últimos anos, com base em textos históricos e pesquisas arqueológicas, especialistas desvendaram a verdadeira história por trás desses mitos.
No âmago dessa história está um ritual, uma cerimônia realizada pelo povo muisca, que desde o ano 800 D.C. habita a região central da Colômbia.
No site da BBC em português há uma matéria excelente, com ricos detalhes, à respeito dessa lenda: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/01/130121_pesquisa_mito_eldorado_mv.shtml

0 comentários:

Postar um comentário