Zaratustra - Mitologia Persa

Author: Luiza / Marcadores: , , , , ,

 


    Desde os tempos antigos, as profecias diziam que uma criança nasceria entre os persas para trazer grandes ensinamentos aos homens. Não se sabe o dia exato em que essa profecia se cumpriu, mas é dito que, por volta de mil anos antes de Cristo, durante o governo do rei Vishtaspa, nasceu Zaratustra, filho de Purushaspa.
   Ahriman mandou que todas as forças do mal destruíssem a criança, mas Ormazd a protegeu e Zaratustra cresceu com saúde. Quando estava na adolescência, deixou o convívio dos homens e passou muito tempo em meditação, acabando por se tornar um sacerdote. Já adulto, recebeu visões de Ahura Mazda e, como estava predito, decidiu se tornar seu profeta. Passou a espalhar a ideia de que os homens deveriam adorar Ormazd e não dar atenção aos enganos de Ahriman. Segundo seus ensinamentos, todo homem tem liberdade para escolher a qual dos dois irmãos deseja seguir. Também espalhava a noção de que todas as almas deveriam passar pela ponte Chinvat e serem julgadas após a morte.
   Zaratustra foi muito perseguido por suas ideias. Mas não desanimou e foi até a corte do rei Vishtapa, na cidade de Bakhdi, para pregar sua mensagem diante do próprio rei. Lá chegando, soube que o cavalo favorito do soberano estava doente e ninguém conseguia curá-lo. Com a ajuda de Ahura Mazda, ele conseguiu curar o animal, e então caiu nas boas graças do rei. Em pouco tempo, Vishtapa aceitou a reforma religiosa de Zaratustra e seus ensinamentos se tornaram oficiais em todo o reino, dando origem a uma ordem de magos chamados Athravans, os Sacerdotes do Fogo. Mais tarde, o profeta seria chamado Zoroastro, e sua religião, Zoroastrismo.
   O rei Vishtapa dedicou-se a espalhar os ensinamentos de Zaratustra entre os povos vizinhos. Em certa ocasião, suas terras foram invadidas pelos povos turanianos do rio Oxo, que chegaram a saquear a cidade de Bakhdi. Uma versão do mito diz que, durante essa invasão, Zaratustra foi morto pelos inimigos. Outra versão diz que ele teria morrido por assassinato, aos 77 anos, quando estava rezando no templo dedicado a Ormazd
   Seja como for, ele é considerado um dos primeiros profetas da História. Sua vida, cercada de lendas e mistérios, é contada no Zend Avesta, um antiquíssimo livro sagrado.




      Sobre o Zoroastrismo

  •    É conhecida por zoroastrismo ou mazdeísmo a religião monoteísta surgida no Irã, baseada nos ensinamentos do profeta Zaratustra (Zoroastro, na versão grega) (628 – 551 a.C.). De acordo com os relatos tradicionais, Zoroastro viveu viveu no século VI a.C. na Ásia Central, num território que corresponde atualmente ao leste do Irã e a região ocidental do Afeganistão. Ele pertencia ao clã Spitama, sendo filho de Pourushaspa e de Dugdhova.
  •    Ormazd era o princípio ou deus do bem, segundo o zoroastrismo e a Mitologia Persa. Vivia em luta constante contra seu irmão gêmeo, o princípio ou deus do mal conhecido como Ahriman. Ambos eram filhos do primeiro deus criador, Zurvan (o tempo). Ahriman, como filho primogênito, era mais poderoso que Ormazd e teria um reinado de mil anos. Porém, após esse período, ele seria derrotado por Ormazd. Era também o deus do céu, da sabedoria, da abundância e da fertilidade. Podia profetizar. Era defendido por um grupo de espíritos chamados de Amshaspends. Era pai de Atar, o fogo do céu; de Gayomart, o primeiro ser humano mortal (o primeiro ser humano, segundo a mitologia persa, havia sido Yima, que era imortal), criado a partir da luz e que teria dado origem a todos os demais seres humanos; e de Mitra, deus da sabedoria, da guerra e do sol.
  •    Ahriman era o deus das trevas, da destruição, da morte, do mal e da desordem para os seguidores do zoroastrismo. Em oposição a seu irmão gêmeo, Ormazd, Arimã deseja levar os homens à devassidão e corrupção. Ele é o senhor das trevas que cegam os homens que buscam a verdadeira visão - seus métodos são vis e enganadores, ele corrompe os homens com desejos que os desviam da "trilha verdadeira". Ele é o senhor de todos os Devas (deuses malignos), e os utiliza em todos os seus propósitos malignos.


0 comentários:

Postar um comentário