Na Suécia conhecidos como "Tomte", na Noruega e na Dinamarca como "Nisse", e na Finlândia como "Tonttu", são duendes solitários e levados, responsáveis pela proteção e bem-estar de fazendas e suas construções, tipicamente associados com o solstício de Inverno e o Natal. Tomte literalmente significa "homem da propriedade" e é derivado da palavra "tomt" que significa "propriedade", "lote de construção". Nisse é derivado do nome Nils, que é a forma Escandinava de Nicholas.
Um Tomte geralmente é descrito como um homem aparentemente de meia-idade, ou idoso, com a estatura de uma criança pequena, uma barba grande, que veste roupas de fazendeiro e tem um capuz vermelho. Eles são responsáveis por cuidar dos animais das fazendas, têm uma capacidade enorme para o trabalho, mas não toleram a interferência de ninguém. As pessoas acreditavam que se uma fazenda é limpa e em ordem, é porque um Tomte mora lá.
Apesar de sua estatura pequena, os Tomtes têm uma força imensa. Apesar de serem protetores e cuidadosos, eles se ofendem muito fácil, e suas retribuições variam de travessuras pequenas, como uma pancada na orelha, até punições mais sociopatas, como acabando com uma reserva de mantimentos ou arruinando a fortuna da fazenda. São muito tradicionalistas e não gostam que mudanças sejam feitas na fazenda, preferindo que tudo fique da forma que foi organizada por eles. Uma outra maneira de os ofender facilmente é sendo rude, como por exemplo se algum trabalhador da fazenda praguejar, urinar no celeiro, ou não os tratar bem.
Fonte: https://www.ingebretsens.com/culture/traditions/legend-of-nisse-and-tomte
http://en.wikipedia.org/wiki/Tomte
0 comentários:
Postar um comentário