Grýla - Folclore Islandês

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , ,


  Grýla, na mitologia Islandesa, é uma ogra gigante e horrível que vive em uma caverna nas montanhas da Islândia. Sua história tem horrorizado pessoas á séculos, e era usada para assustar crianças e intimá-las a irem dormir, até que uma lei foi decretada em 1746 no país que proibia os pais de traumatizar as crianças demasiadamente.
   Segundo a lenda, Grýla mora com seu terceiro marido, um troll preguiçoso chamado Leppalúði , seu gato preto maligno chamado "Gato Yule", e seus treze filhos malvados. Ela é conhecida por sua aparência horrenda e seus hábitos malignos. É descrita como tendo cascos, chifres e uma cauda, além de adorar cozinhar e comer as crianças que sequestra. Grýla tem um apetite insaciável, sequestra crianças malcriadas, e pode detectar que uma criança está se comportando mal á distancia, pois tem uma audição muito boa, e as captura principalmente na época de Natal.


   Durante a época do Natal, Grýla sai de sua caverna nas montanhas para procurar cidades próximas onde ela possa caçar crianças malcriadas para suas refeições. Seu prato favorito é ensopado de crianças malcriadas. De acordo com as lendas, nunca há época de escassez de comida para Grýla.


       Ilustração do livro "Hringaló og Grýla", de Steinar Berg e Brian Pilkington




0 comentários:

Postar um comentário