Fossegrimen: O Violinista dos Mares

Author: Luiza / Marcadores: , , , , ,

   Na Mitologia Nórdica, há uma lenda de um rapaz, mais especificamente um espírito calmo das águas, que pode ser encontrado sentado em uma rocha debaixo das cachoeiras, tocando a melodia mais bela e doce já ouvida em seu violino. Ele toca a música da natureza; o vento nas árvores, o barulho suave dos movimentos das águas, todos esses sons vêm dele.
   É associado com outra criatura da Mitologia nórdica chamada nøkken. A diferença, é que os nøkkens podem mudar sua forma tanto quanto podem ser homens ou mulheres, e são extremamente perigosos, já os Fossegrimens são exclusivamente homens, e há versões de que podem ser bons ou maus.
   Há vários relatos sobre as características do Fossegrimen: alguns dizem que ele pode ser metade homem, metade peixe (um tritão literalmente), outros dizem que ele é inteiramente homem e vive nu pelas águas, ou que veste roupas elegantes. Versões dizem que o Fossegrimen pode seduzir homens e mulheres para dentro d'água com a sua música e afogá-los, mas a maioria diz que ele é um espírito benigno, que usa seus poderes para o bem.


   Há um boato que dois violinistas noruegueses, Ole Bull e Targjei Augundsson (mais conhecido como Myllarguten), venderam suas almas para o Fossegrimen para adquirirem suas habilidades no violino.



2 comentários:

Valfrido Duarte disse...

Ótimo post!!.

Luiza disse...

Gratidão 💚

Postar um comentário