As Quatrocentas Serpentes das Nuvens - Mitologia Mexicana - Povo Asteca

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , , ,

Deusa Coatlicue e algumas de suas serpentes

  Primeiro havia a Deusa-Terra, Coatlicue. Ela foi a mãe da Lua, chamada Coatl, e teve quatrocentos filhos, chamados Centon Mimixcoa, as Serpentes das Nuvens. Estas eram as estrelas que viviam no céu do norte, e tinham sido encarregadas de cuidar de seus pais, e dar comida e bebida ao Sol. Somente depois de sua criação é que vieram os homens.
  Porém as quatrocentas estrelas não faziam o que deviam fazer, e deixaram de cumprir aquilo para o qual foram criadas. Certa vez, as Mimixcoas caçaram um jaguar e comeram toda a sua carne, não dando nem um pouco dela como alimento ao Sol. Depois, enfeitaram-se com plumas de pássaros e festejaram sem parar, tomando muito vinho até ficarem embriagadas. O Sol, então, ficou muito zangado e foi ter com Coatlicue, dizendo-lhe que devia castigar as Serpentes das Nuvens, pois não estavam se comportando como boas filhas.
  Eles resolveram ter mais filhos, para vingá-los. O mais famoso de seus filhos foi Mixcoatl, que saiu com seu arco e suas flechas e alvejou todas as quatrocentas Serpentes das Nuvens. Ele recebeu também o nome de Camaxtli, tornou-se o Senhor da Via Láctea, e também foi reverenciado como deus da caça e da guerra. Os astecas o veneravam, pois acreditavam que a guerra era o estado natural das coisas. Mas os problemas de Coatlicue, a Deusa-Terra, não havia terminado. Certo dia, quando estava na sagrada Montanha da Serpente, caiu sobre ela um amontoado de penas de aves, e imediatamente a deusa viu que estava grávida. Quando soube disso, sua filha Coyolxauqui, senhora das trevas noturnas, ficou muito revoltada e tramou matar a mãe. Pôs-se a reunir um exército para atacá-la. Mas Coatlicue deu à luz Huitzipochtli, o deus colibri, que imediatamente adquiriu a  altura de um homem e armou-se todo, brandindo um poderoso cetro em forma de serpente. Colocou-se em defesa da mãe e, com seu cetro, cortou a irmã em vários pedaços.

A deusa Coyolxauqui

  Huitzipochtli se tornou deus do Sol e das tempestades. Foi um grande chefe e liderou seu povo por muito tempo, até que construíram suas grandes cidades. Depois de sua morte, recebeu grandes honras de todo o povo asteca.

O deus Huitzipochtli, filho de Coatlicue

Fonte: livro Volta ao Mundo em 80 Mitos, de Rosana Rios

0 comentários:

Postar um comentário