Ganesha, o Deus de Cabeça de Elefante

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , ,


  Conta um mito da Índia que Parvati, a esposa de Shiva, ao sair do banho, foi enxugar o suor que lhe escorria, e recolheu-o na mão. Do suor de Parvati nasceu Ganesha, o deus vencedor dos obstáculos.
  Considerado filho de Shiva e Parvati, Ganesha, ainda bebê, foi apresentado aos deuses, que se reuniram para presenteá-lo com bons votos. Mas um deles não compareceu: Shani, o Deus do Sábado. Parvati exigiu sua presença e, assim que veio, Shani fitou Ganesha e fez com que a cabeça da criança queimasse e virasse cinzas. Vishnu, um dos três aspectos da divindade na mitologia Indiana, foi então em busca de uma outra cabeça para o filho de Parvati. Trouxe-lhe a cabeça de Airávata, o elefante que é a montaria de Indra. Foi colocada sobre os ombros do menino, e ele passou a ostentar a cabeça de um elefante.
  Teve um irmão chamado Skanda. Ambos eram muito diferentes, pois se Ganesha simboliza a força do espírito, Skanda representa a força da matéria. Shiva, certa vez, submeteu-os a uma prova para saber qual deles seria merecedor da primogenitura. Mandou que ambos dessem uma volta ao redor da Terra. Skanda saiu correndo imediatamente; porém Ganesha começou a andar em torno dos pais. Explicou que os Vedas dizem que aquele que honra os pais andando sete vezes ao seu redor é mais sábio que aquele que dá sete vezes a volta ao mundo. Shiva reconheceu, então, o valor do filho. Tornou-se o deus que ajuda seus fiéis a vencer os obstáculos e dificuldades. Mas é também guloso e adora doces e bolos. Seu animal de montaria é um rato.
  Conta-se que Ganesha estava cavalgando após uma refeição, quando o rato, sua montaria, assustou-se com uma serpente na estrada e derrubou seu senhor no chão. Ganesha caiu de mau jeito e sua barriga abriu-se, deixando escapar todos os doces que havia comido! Imediatamente o deus começou a recolher as guloseimas e as foi colocando de volta dentro da barriga. E ainda usou a serpente que causara a queda para fechar o ventre como se fosse um cinto! A cena era tão engraçada que a Lua e as estrelas começaram a rir dele. Ganesha ficou zangado com a zombaria, arrancou uma de suas presas de elefante da própria boca e a atirou no céu, tentando atingir a Lua e as constelações...
  É por isso que, nas representações desse deus, ele é mostrado com a cabeça de elefante, mas apenas com uma das presas.

Ganesha no colo de seu pai Shiva, e ao lado de sua mãe, Parvati


Fonte: livro Volta ao Mundo em 80 Mitos, de Rosana Rios

0 comentários:

Postar um comentário