Funayūrei - Folclore Japonês

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , , , , , , ,




Quando as almas de pessoas que morreram no mar se transformam em espíritos vingativos, eles se transformam em um tipo de fantasma que se chama Funayūrei. Eles são as sombras dos marinheiros que morreram afogados, que permanecem nesse mundo para encontrar seus parentes e amigos e levá-los para o fundo do mar junto com eles. Como muitos outros fantasmas, os Funayūrei têm a aparência de cadáveres, vestindo roupas brancas típicas de funerais. Aparecem primeiramente como uma névoa estranha e luminosa, mas conforme vão se aproximando, formam a imagem de um navio cheio de tripulantes fantasmas.

Eles podem ser vistos á noite, durante a lua cheia ou nova, ou em noites tempestuosas, em meio á neblina, especialmente durante o Bon Odori (festival anual japonês que ocorre entre Julho e Agosto). Atacam de maneiras diversas: se virem um barco se aproximando, podem tomba-lo, ou enchê-lo de água até afundar utilizando conchas, criar luzes falsas como se fossem de faróis para conduzi-los até escarpas, e até mesmo ir á bordo dos outros barcos para tentar afundá-los. Seu foco é matar todos os tripulantes afogados para que possam acrescentar mais almas ao seu barco fantasma e torná-los Funayūreis.

Dizem que os 1,553 tripulantes mortos do navio Tōia Maru, que afundou durante um tufão no dia 26 de setembro de 1954 entre as ilhas Hokkaidō e Honshū viraram Funayūreis, pois outros navios tiveram dificuldades ao navegar no local do acidente e em alguns deles foram encontrados arranhões bem profundos e marcas de garras em suas hélices.

Não há métodos conhecidos para destruí-los ou fazê-los "descansar em paz", mas há maneiras de evitá-los, que são trazer a bordo nos navios baldes e recipientes com furos no fundo, para que não consigam enchê-lo com água do mar; jogando objetos dentro d'água para afastá-los, de preferência bolinhos de arroz, incenso, flores, baldes furados ou arroz lavado; apontar luzes em direção deles; e um método eficaz, porém perigoso, é não parar de seguir em frente enquanto um navio fantasma de Funayūreis estiver vindo em direção ao seu barco e transpassá-lo, pois assim ele se esvairá no ar. O que te faz também correr o risco de colidir, caso seja um barco de verdade.



Fonte de pesquisa: http://they-hide-in-the-dark.tumblr.com/post/82780268647/funayurei-funayurei-are-japanese-vengeful
http://yokai.com/funayuurei/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bon_Odori
http://en.wikipedia.org/wiki/T%C5%8Dya_Maru

0 comentários:

Postar um comentário