La Diablesse - Folclore Sul-Americano

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , ,


  La Diablesse, que em francês quer dizer "mulher diabo", é um tipo de espírito feminino transmorfo do folclore Caribenho e de Trinidade e Tobago, conhecido por ter um pacto com o diabo, e também por seduzir e enfeitiçar os homens que encontra para depois matá-los ou levá-los a insanidade. Pode adquirir várias formas, porém costuma ser vista como uma linda jovem vestida com roupas antigas. Dizem que sua real aparência é de um cadáver de uma senhora idosa com olhos flamejantes, que emana um cheiro de perfumes finos mesclado com um cheiro de carne podre, "flutua" sobre o chão, não exatamente voando, apenas planando, sem seus pés tocarem o chão, e que ouve-se barulho de correntes quando ela caminha. Independente de poder adquirir várias formas, La Diablesse sempre tem uma de suas pernas parecidas com a de uma vaca, e geralmente é identificada por essa característica, por isso tenta esconder as pernas usando um saião. Ela costuma usar um chapéu grande (para tentar esconder seu rosto horrendo), um turbante e ás vezes um véu.

  Ela costuma se esconder atrás de árvores, em lugares ermos, andar em meio á plantações de cana e de cacau e de ir á festas para encontrar homens a quem possa seduzir. Quando La Diablesse vai á uma festa, todas as mulheres presentes começam a não gostar dela e a sentir muita inveja.

  Há várias maneiras nas quais La Diablesse costuma matar suas vítimas: quando consegue seduzir um homem, ela o convence a acompanhá-la até muito longe e desaparece misteriosamente, deixando-o perdido, sem saber como voltar para casa; gosta de fazer suas vítimas se afogarem em lagos e rios; as enganam para que caiam de um penhasco; e a maneira mais comum é esperar que algum homem passe perto de onde ela está para que possa chamar sua atenção, assim que ele cair em seus encantos, vai se aproximando cada vez mais, até que ele possa ver sua aparência horrenda, e o mata de susto, ou o faz enlouquecer e se matar.

  Para ficar imune aos seus encantos a pessoa deve se despir por inteiro e depois vestir-se de novo com as roupas viradas no avesso. Para retirar seus poderes, deve-se roubar sua trouxinha de feitiço, que contém pó de cemitério, ossos e conchas, assim ela não poderá mais se transformar e nem enfeitiçar os homens.


Fonte: http://they-hide-in-the-dark.tumblr.com/post/99477446324/la-diablesse-a-malicious-shapeshifting-spirit
http://www.triniview.com/TnT/Folklore.htm
http://www.tntisland.com/folklore.html
http://www.guardian.co.tt/lifestyle/2013-10-26/legend-la-diablesse
http://thedemoniacal.blogspot.com.br/2011/04/la-diablesse.html

0 comentários:

Postar um comentário