No Havaí, todos tem um Aumakua, que protege sua família, seus animais e até suas plantas. A origem desse nome vem do idioma nativo havaiano: "au" significa viajar para longe, e "makua", significa ancestrais. Um bom exemplo de um Aumakua, é a deusa do vulcão, chamada Pele, que é uma ancestral bem antiga dos nativos havaianos, os quais frequentemente pedem favores e proteção á ela. O fato de os Aumakuas serem espíritos de pessoas da família torna a conexão entre deuses e humanos bem próxima e compassiva.
Geralmente se manifestam na forma de animais: como tartaruga, tubarão, coruja, enguia, polvo, lagarto, corvo, águia, e muitos outros animais típicos do Havaí. O animal no qual seu Aumakua se manifesta, é considerado sagrado para sua família.
Os espíritos Aumakua são invocados pelo "Kupuna", alguém mais antigo e sábio da família (como uma matriarca ou um patriarca), que oferecem aos espíritos oferendas de energia (que são chamados de "mana"). Os havaianos são responsáveis por "alimentar" seus Aumakuas, por isso rezam para eles, lhes oferecem sacrifícios (como por exemplo porcos, galinhas, cachorros e peixes), e folhas de plantas consideradas sagradas, como o Taro ("kalo" em havaiano), e a planta 'Awa (considerada a favorita deles). Caso alguém da família perca contato com seu Aumakua, o Kupuna da família é responsável por ajudá-los a se conectar de novo.
Nem depois de mortos os familiares dos havaianos os deixam, nunca deixam a sua ohana,
Porque ohana quer dizer família, e família quer dizer nunca mais abandonar...
Ou esquecer:
5 comentários:
Muito legal
Gratidão ♡ ♡ ♡
muito obrigada! lindo post
Muito bom!
Espero Que Continue
Divulgando Assunto
Estou Procurando ,Pesquisando
Conheci 1 Idosa Tinha Aumakua
Como Eu Superior , no Seu Livro
3 anos Depois .
Vi Jornal Folha Espírita 5/1994
Prece da Cura ◆ E da Morte
Qual Eles Tem
Até Hoje Prá Mim
É 1 Enigma a Desvendar . . .
Postar um comentário