Ísis, Osíris e Hórus

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , , , ,


 Um mito cosmogônico de Heliópolis diz que o primeiro deus foi Aton. Ele criou Chu, o ar, e Tefnut, a umidade. Foram esses dois que criaram Geh, a Terra, e Nut, o Céu. Da união do Céu e da Terra nasceram quatro deuses: Osíris, ísis, Seth, Néftis.
 Osíris e Ísis já se amavam antes de nascer, e mais tarde tornaram-se marido e mulher. Porém, enquanto Osíris personificava o bem, seu irmão Seth representava a maldade, que ele demonstrou já ao nascer, pois veio à luz rasgando o ventre da mãe.
  Osíris foi o primogênito e, portanto, tinha direito a herdar o reino do pai na Terra. Seu reinado foi uma época de felicidade para a humanidade, pois ele e sua esposa e irmã Ísis eram soberanos bons e puros. Para ajudar o povo, que vivia primitivamente, á mercê dos cataclismas e dos animais selvagens, Osíris lhes ensinou a cultivar a terra e lhes apresentou todas as artes. Foi ainda um grande conquistador, que viajou por vários países com seu exército, expandindo o império do Egito.
 Seu irmão Seth, porém, invejava-o e desejava o trono do Egito para si. Então traçou um plano para acabar com Osíris. Acompanhado por um grupo de conspiradores, mandou construir uma urna preciosa, toda decorada, cujo interior tinha exatamente as medidas do irmão. Durante um banquete, Seth exibiu sua urna e, diante da admiração de todos os convidados por aquele objeto belíssimo, disse que a daria de presente à pessoa que coubesse com exatidão dentro dela. Todos experimentaram, mas ninguém cabia lá dentro. Assim que Osíris entrou na caixa, ajustando-se perfeitamente, Seth e seus aliados a fecharam com chumbo derretido, lançaram a urna no rio Nilo e o deus morreu sufocado.
 No momento em que Osíris foi assassinado, Ísis, que estava distante, sentiu uma dor alucinante, e soltou um grito desesperado que chegou até o céu. Rá, o Deus-Sol, a ouviu e enviou um vento para informar a Ísis sobre a morte de seu amado irmão e esposo. Em luto, ela cortou os cabelos, vestiu-se de preto e saiu a procurar o corpo do amado.
 Sua procura durou muito tempo, e a deusa sofreu muitas humilhações e dores enquanto procurava o corpo de Osíris. Diz-se que ela chorava tanto, que suas lágrimas foram responsáveis pela cheia do rio; desde então o povo passou a acreditar que as cheias, que aconteciam todos os anos, fertilizando as terrar ao redor das margens do rio, eram as lágrimas de Ísis.
 A urna desceu o Nilo até a Fenícia, onde ficou presa a uma árvore e re enredou em seu caule. A árvore cresceu em torno da urna, e algum tempo depois seu tronco foi usado para construir uma coluna no palácio do rei de Biblos.
 Após várias desventuras, Ísis conseguiu afinal encontrar a urna em Biblos, e voltou ao Egito levando o corpo de Osíris. Contudo, temia a ira de Seth, que a essa altura havia usurpado o trono que pertencia a seu irmão. Assim, a deusa escondeu a urna em uma plantação de papiro. Não pôde, porém, evitar que Seth a encontrasse.
 O irmão maligno então cortou o corpo de Osíris em quatorze pedaços, que espalhou pelo Egito. Ajudada pela irmã, Néftis, Ísis saiu em busca dos pedaços. Custou muito, mas ela encontrou quase todas as partes do esposo. Graças aos seus poderes e à ajuda do deus Anúbis, reuniu os pedaços e os embalsamou. Foi assim que surgiu  a primeira múmia do Egito, e a urna foi o primeiro sarcófago.
 Mas Ísis precisava de um filho que a vingasse da morte do marido, e usou um encantamento para se transformar em falcão. Pairando sobre a múmia de Osíris, com o vento mágico de suas asas, ela pôde fazer o marido voltar à vida por um tempo, para que ele a fecundasse. Infelizmente, Seth logo descobriu que Ísis estava grávida, e tentou de tudo para impedir que ela tivesse o filho. Prendeu-a no palácio, mas ela teve a ajuda do deus Thot e fugiu para os campos de Khemmis, onde deu  á luz um menino: Hórus.
 Para escapar da fúria de Seth, a deusa se disfarçou de mendiga e perambulou com o filho por várias regiões, sofrendo inúmeras perseguições. Protegido pela mãe, Hórus cresceu e se tornou um belo jovem. Foi chamado o Deus-Falcão, pois tinha poder sobre os céus e os ares, e seus olhos eram o Sol e a Lua. Quando o filho tinha idade suficiente, Ísis apresentou-se diante dos grandes deuses, e Hórus queixou-se do tio, Seth, reclamando para si a herança do pai, Osíris: o trono do Egito.
 A luta entre Seth e Hórus pelo poder foi longa e difícil. Às vezes um vencia, às vezes o outro se sobressaía. Mas Osíris se tornara o deus que recebe as almas após a morte, e convocou Rá, o Deus-Sol, com um tribunal de deuses para resolver o assunto.
 Os deuses decidiram que a sucessão ao trono deveria ser hereditária, e assim Hórus, o filho de Ísis e Osíris, pôde reinar no trono do Egito. Rá decretou também que Seth passasse a reinar sobre o deserto e tudo que fosse estéril. Desde então, Ísis e Osíris são os juízes dos mortos no mundo inferior, enquanto Hórus e seus filhos, que reinaram em harmonia, mantinham a prosperidade no Vale do Nilo. Acredita-se ainda que, quando Hórus derrotar Seth e o mal for expulso da Terra, Osíris voltará a viver e será rei novamente.


Fonte: Livro "Volta ao Mundo em 80 Mitos", de Rosana Rios.

0 comentários:

Postar um comentário