Ijiraq - Mitologia Inuíte

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , ,


 O Ijiraq é uma criatura transmorfa da mitologia Inuíte. É um espírito que tem a habilidade de se transformar em qualquer animal ártico para se disfarçar. Normalmente aparece como um monstro meio homem, meio caribou (um animal ártico parecido com um alce), mas ele pode se transformar em o que quiser. É mais comum se transformar em um corvo, urso, lobo, ou homem. A única parte de seu corpo que não pode transformar são seus olhos, que são vermelhos brilhantes. Não importa qual forma ele adquirir, seus olhos continuarão vermelhos. Acredita-se que esses tipos de espíritos são cercados de miragens e quando uma montanha ou ilha no horizonte aparenta estar maior ou mais perto que o normal é porque um Ijiraq está lá por perto. Acredita-se também que um Ijiraq é criado quando um grupo de Inuítes viajam por muito longe ao Norte enquanto caçam e acabam sendo capturados entre o domínio dos mortos e o domínio dos vivos. E assim se tornam o Ijiraq.

 Os Ijiraqs são espíritos maliciosos e altamente enganadores. Eles mudam sua forma para enganar viajantes e fazer com que se percam na neve. Eles também raptam crianças e as escondem, ou as abandonam na selva. Em uma lenda, uma mãe e um pai deixam seus filhos em uma tenda enquanto saem para caçar. Os pais acabam se perdendo após encontrarem um Ijiraq, e quando eles finalmente conseguem encontrar o caminho de volta para sua tenda, eles descobrem que seus filhos foram comidos por um Ijiraq na forma de um urso polar gigante. Qualquer um que entrar em contato com um Ijiraq sofre um tipo de perda de memória e esquece rapidamente o que aconteceu.


 Há uma teoria entre os Inuítes anciãos de que o Ijiraq não é perverso, e sim incompreendido. Eles atacam humanos e os desorienta para impedi-los de invadir seu território. O que se pode fazer a respeito da perda de memória causada pelo Ijiraq é contar para o maior número de pessoas possível sobre os acontecimentos antes de perder totalmente a memória. Crianças raptadas podem retornar pra casa se houver uma pilha de moledros, (pedras usadas por povos antigos para marcar túmulos ou trajetos de viajantes), chamada pelos Inuítes de Inuksuk, ali perto. Se o Ijiraq passar perto de um ele muda de ideia e leva a criança de volta pra casa.

Isto é uma pilha de moledros:


2 comentários:

Julia Möller disse...

Poxa muito interessante essa mitologia. Fiquei interessada em saber mais sobre essa "pilha de moledros", parece que na Coréia fazia-se um empilhamento de pedras parecido, durante a dinastia Goryeo, mas eu não sei qual era a função, tem algo relacionado com o mundo místico.

Luiza disse...

Sim, é muito interessante!
E sim, na Coreia empilha-se moledros ao longo de trilhas e estradas, no topo das montanhas, e em posição adjacente à templos budistas. É costume adicionar uma pedra ao topo da pilha de moledros para atrair boa sorte. A tradição da pilha de moledros tem suas raízes na adoração de San-shin, um antigo espírito das montanhas, que ainda hoje é reverenciado na Coreia.
Perdão pela demora absurda para responder, é que sou a única pessoa que edita o blog, e como minha rotina ficou corrida, acabei não tendo mais tempo para atualiza-lo.
Agradeço pela atenção! Um grande abraço =D

Postar um comentário