O Nome Secreto de Rá

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , , ,



 Ísis, a grande deusa das terras do Egito, era a protetora das crianças e sabia muitas fórmulas mágicas para curar doenças ou picadas de animais venenosos. Feiticeira hábil, conhecia tudo o que vivia sobre a Terra e tudo o que habitava no Céu. Havia, porém, uma única coisa que Ísis ignorava: o nome secreto de Rá, o antigo deus do Sol. Conhecer os nomes das coisas é poder, e a deusa lamentava não saber esse nome, pois tal conhecimento lhe daria parte da força do deus que era considerado senhor do universo, e cujo calor proporcionava vida aos seres da Terra.
 Ísis não desanimou, e veio com um estratagema para descobrir o nome sagrado. Passou a visitar Rá durante a noite, quando ele se deixava tomar pelo sono; viu que ele dormia de boca aberta e babava sem parar. Silenciosamente, a deusa se aproximou dele certa noite e recolheu a baba do senhor do Sol numa vasilha. Usando seus conhecimentos de magia, ela misturou a baba do deus com a terra, e da lama surgida ela modelou uma serpente, que logo adquiriu vida. Durante o dia, Rá percorria o céu como deus solar, passando pelos dois países, o Baixo e o Alto Egito. Ísis então colocou a serpente no caminho que ele iria percorrer, e foi-se reunir à comitiva de Rá. Como ela previra, o idoso deus não viu a serpente e pisou nela, que o mordeu no pé. O veneno da serpente casou dores terríveis ao senhor do Sol, e ele se pôs a gritar de dor. 
 Os deuses da comitiva acorreram em seu socorro, mas não sabiam como fazer para que a dor passasse. Ísis, fingindo-se tão surpresa quanto todos os outros, propôs-se a usar seus famosos dons de cura para amenizar a dor. Porém, astutamente, disse a Rá que, para preparar um encantamento que funcionasse, ela precisaria incluir na fórmula a ser recitada o nome verdadeiro da vítima. Rá não desejava revelar seu nome sagrado, mas as dores aumentavam e Ísis insistia tanto que ele não teve como recusar-se. Disse a ela o nome secreto. A deusa, mais que depressa, preparou seus encantamentos e curou completamente a mordida da serpente, fazendo a dor cessar. Rá pôde retomar sua caminhada pelo céu dos dois países... e desde então Ísis se tornou mais poderosa que antes, pois conhecia o segredo que poderia suplantar até o próprio deus-Sol.


Fonte: Livro "Volta ao Mundo em 80 Mitos", de Rosana Rios

0 comentários:

Postar um comentário