Tam Lin - Mitologia Celta - Folclore Escocês

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , , , ,


 Quem vivia em Carternaugh, nas fronteiras da Escócia, sabia que os elfos e as fadas habitavam as matas das redondezas. Era muito perigoso vaguear por lá, especialmente quem fosse mulher e jovem, pois poderia ser encontrado por Tam Lin. Uma lenda dizia que ele era humano, mas que fora raptado pelas fadas ainda no berço e substituído por um changeling, um filho do povo mágico. E que ele enfeitiçaria qualquer moça que entrasse na Terra das Fadas, o povo de Faërie.
 Havia uma bela moça de cabelos dourados chamada Janet, filha do Lord de Carternaugh, que desprezava tais lendas tais lendas e passeava o quanto queria nas matas proibidas. Certo dia, ela encontrou um poço junto ao qual crescia uma roseira. Colheu uma rosa para enfeitar o vestido e, no mesmo instante, viu surgir diante de si Tam Lin, um belo rapaz de olhos verdes e cabelos negros.
  - Não deves colher flores nas terras das fadas - disse-lhe o rapaz.
  - Estas terras pertencem a meu pai - respondeu ela.
 Conversaram por um tempo, sentindo-se atraídos um pelo outro, até que Tam Lin a convidou para passear pela região mágica da floresta. O passeio foi agradável e, quando ela voltou para casa, percebeu que sua falta não fora notada.


 Era inevitável que Janet se apaixonasse por Tam Lin. Voltava sempre ao poço para encontrá-lo e eles se tornaram amantes. Um dia, o rapaz lhe contou sua história.
  - Não é verdade que fui raptado quando bebê - ele explicou. - Sou neto do conde de Roxburgh, e a rainha das fadas me capturou já crescido, porque entrei sozinho na terra encantada. Desde então sou seu escravo, e embora seja um de seus prediletos, ela irá me entregar aos infernos quando chegar a véspera do Halloween.
  - Isso não pode acontecer! - exclamou Janet. - Temos de impedi-la.
  - Não é possível impedir - Tam Lin lhe disse. - A cada sete anos a rainha das fadas paga um tributo aos infernos, entregando-lhes alguém. Este ano será a minha vez, e a única forma de me libertar é tão perigosa que não posso pedir-te para tentar. 
  - Deixa-me tentar! - Janet pediu. - Eu conseguirei libertar-te.
 Ele explicou que, na véspera de Halloween, as fadas costumavam sair em procissão pelas matas, e que ela as veria, mas não o reconheceria entre todas. Ele seria o terceiro cavaleiro da fila, usando uma luva na mão direita e nenhuma na esquerda.
  - Deves tirar-me do cavalo - continuou ele - e abraçar-me com toda a tua força, apesar de não me reconheceres. Eu me transformarei em muitas coisas que te causarão dor. Se realmente me amares, nada poderá te ferir. Quando eu me transformar num peso de chumbo incandescente, terás de jogar-me nas águas de um poço, para que eu volte a ser humano. Ao sair do poço, devo ser coberto com um manto verde. Isso me libertará.
 Assim que chegou a noite, na véspera de Halloween, Janet tomou um manto verde e foi para mata. Esperou junto ao poço até ver a assustadora procissão das fadas, a cavalo, coma rainha de Faërie à frente: levavam a vítima para pagar o tributo aos infernos. Janet saltou num impulso e agarrou-o com toda a sua força, e viu que ele se transformava em salamandra. Continuou abraçada ao animal, que em seguida virou uma serpente viscosa. Teve asco da criatura, mas conteve-se. No instante seguinte, ela estava abraçada a um urso, e depois a um leão feroz. Mesmo assim, não o soltava.



 O pior foi quando ele se transformou numa barra de ferro incandescente, que queimava seus braços; e logo o ferro se transformou em um peso de chumbo incendiado. Então ela o atirou dentro do poço. Ouviu o chiado da água, e viu Tam Lin sair do poço. Estava totalmente nu, mas havia-se tornado humano outra vez, livre do domínio de Faërie. Janet o cobriu com a capa verde e o velou para fora da floresta, ainda ouvindo os lamentos da rainha das fadas por ter perdido o escravo que a servia.
 Eles se casaram e, tempos depois, tiveram um filho que viria a herdar as terras de Caternaugh.


Fonte: Livro "Volta ao Mundo em 80 Mitos", de Rosana Rios.

0 comentários:

Postar um comentário