Kahukura e as Fadas do Mar

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , ,



  Nos tempos antigos, os pescadores pescavam usando apenas linha e anzol, porque não sabiam confeccionar e usar as redes. Eles só pegavam um peixe de cada vez, e nem sempre conseguiam pesca bastante para alimentar as suas famílias as suas famílias. Nessa época, nas terras que hoje constituem a Nova Zelândia, vivia um rapaz muito inteligente, chamado Kahukura.
  Um dia, pela manhã, ele chegou à praia e encontrou vários peixes caídos na areia. Eram muitos mesmo, precisaria ter havido vários homens para pescar tudo aquilo. Kahukura foi investigar e só achou algumas poucas pegadas na areia. Como aquilo seria possível? Então chegou à conclusão de que tal pesca só podia ser coisa das fadas do mar, pois nenhum mortal seria capaz de pescar tanto numa única noite.
  No dia seguinte, o rapaz decidiu ficar na praia vigiando para ver se solucionava o mistério: se fossem mesmo as fadas que pescavam todos aqueles peixes, ele queria descobrir de que forma elas faziam isso! Quando chegou a noite, ele se escondeu atrás de um tronco seco e ficou esperando. Era madrugada, quando ele começou a ouvir uma cantiga estranha, mais ou menos assim: 

"Puxem a parede! Trabalhem para valer!
 Os filhos do mar se debatem
 Lutando para não se render!"

  Kahukura não estava entendendo nada. Ele se ergueu de trás do tronco para ver o que estava acontecendo... e viu as fadas do mar embarcadas em várias canoas, na água. Elas cantavam e pareciam estar muito alegres. Dos seus barcos, seguravam cordas presas a várias redes. Depois de algum tempo, elas se aproximaram da praia, desceram das canoas, e puxaram as redes para a areia:  Kahukura percebeu que cada rede estava cheia de peixe.
 E as fadas começaram a pegar os peixes, um por um, sempre cantando e enfiando-os em fieiras. Estavam tão distraídas que nem notaram o rapaz se aproximando. Ele começou também a recolher alguns peixes. Mas o tempo passou e aproximava-se a hora do nascer do Sol. A líder das fadas então disse às outras que precisavam trabalhar mais depressa, porque o dia ia clarear, e elas morreriam se a luz do Sol tocasse suas peles sensíveis!
 Começaram a recolher a pesca mais depressa; porém Kahukura não era fada, e continuou a enfiar os peixes em um ritmo bem mais vagaroso que o delas. Então o rapaz viu que o Sol ia nascer... As fadas começaram a ir para a água, e só quando a areia ficou quase vazia foi que perceberam que havia um homem mortal no meio delas; pois ele continuava ali, parado, enfiando os peixes na fieira!
  Ficaram tão apavoradas, que largaram todos os peixes e correram para o mar. Logo, suas canoas desapareceram nas ondas eo rapaz fiou sozinho na praia.
  Kahukura chamou as outras pessoas da aldeia e, todos juntos, eles recolheram os peixes que as fadas haviam deixado. Aquilo ia alimentar suas famílias por muito tempo. Ele então explicou a todos a forma de pescar que elas usavam, jogando redes no mar e depois puxando-as, quando estavam cheias de peixe. Foi assim que os homens aprenderam a confeccionar redes e a pescar com elas, e nunca mais as pessoas da aldeia passaram fome.
 As fadas do mar, porém, jamais voltaram àquela praia.


Fonte: Livro "Volta ao Mundo em 80 Mitos", de Rosana Rios.

0 comentários:

Postar um comentário