Hospital Psiquiátrico de Gonjiam

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , ,



   Este hospital é o lugar mais mal assombrado da cidade de Gwangju, na Coreia do Sul. Lendas persistem nesse lugar por causa das mortes misteriosas que lá ocorreram, e o levaram a ser desativado em meados dos anos 90. E dizem que almas torturadas ainda vagueiam por esse lugar tenebroso, onde hoje é apenas uma instalação de concreto cinza manchado, com portas enferrujadas e janelas quebradas.
  O edifício aparenta ter sido fechado há muitos anos, porém foi abandonado há pouco mais de 20 anos. Apesar de haver muitos motivos para que o hospital fosse fechado tão de repente, a história mais popular diz que durante 10 anos pacientes e funcionários do lugar começaram a morrer, de mortes inexplicáveis, encontrados mortos em seus quartos, ou em cima de escrivaninhas, em seus escritórios.
  Como os familiares dos pacientes não deram explicações de como poderia ter ocorrido suas mortes (se é que todos os pacientes que morreram tinham familiares aos cuidados deles), as pessoas começaram a comentar, e logo um boato se formou.
  Em fóruns da internet e websites sobre fenômenos sobrenaturais coreanos, há um boato sobre um médico maníaco e assassino que fazia experimentos cruéis, porém NÃO há nada comprovado, e nem ao menos pistas que sugerem isso. Vocês sabem... boatos da internet.
  O outro lado da história (o mais plausível), é de que o local foi fechado por estar em más condições de higiene, ter problemas financeiros e um sistema de esgoto defeituoso. E quando o problema com o sistema de esgoto começou a piorar, o dono do lugar simplesmente saiu do país e não deixou nenhuma documentação do terreno ocupado, nem do edifício.

   Apesar de tudo, um fato é que de certo pessoas morreram inexplicavelmente nesse lugar. Desde então, muitas pessoas debatem sobre essas duas versões da história. Porém, algo que não se pode negar, pelas condições nas quais os pacientes eram deixados, com o problema do esgoto e etc., que devia exalar um terrível mal cheiro e expô-los á inúmeras doenças (daí um dos possíveis motivos das mortes ocorridas!), é que o hospital foi um ambiente de muita tristeza e sofrimento. Sem falar que se a direção do hospital não se preocupava com a saúde dos pacientes, com certeza não se preocupavam se os pacientes estavam sendo mal tratados ou não, coisa que infelizmente sempre foi muito comum nos hospitais psiquiátricos/manicômios do mundo todo.


  Independente da razão na qual fez com que o hospital fosse abandonado, as condições na qual ficou parece que foi deixado ás pressas: macas, escrivaninhas, armários de arquivos, colchões e demais móveis de hospital espalhados pelos cômodos. Algumas salas de exames ainda contém jalecos brancos velhos e manchados, cadeiras enferrujadas, e em alguns lugares até folhas dos arquivos. Em certos lugares alguns objetos pessoais dos pacientes também podem ser encontrados, como joguinhos, livros e fotos.



Essa banheira, pelo formato, dá pra perceber que era da hidroterapia, técnica usada para acalmar os pacientes



  Infelizmente (ou não), os guardas locais não incentivam a entrada de turistas no local, mesmo assim muitas pessoas se arriscam durante todo o ano para invadir o edifício e explorar o lugar. Dizem que por ter sido palco de muito sofrimento, certa carga negativa paira sobre o local, podendo ser considerado ou não causada por força sobrenatural, e pessoas que já se arriscaram afirmam ter visto sombras e ouvido sons estranhos ao andar por lá.



  Não existe SÓ esse Hospital psiquiátrico com uma história macabra, no mundo todo isso foi uma triste realidade no início do século passado. Aqui no Brasil mesmo existiu um que por sinal foi um dos mais cruéis que eu já li sobre. É o Manicômio de Barbacena, em Minas Gerais, que foi um dos lugares mais cruéis do país, onde os pacientes eram extremamente maltratados e deixados em condições desumanas (para ver uma matéria sobre, clique aqui!). Em breve farei mais posts sobre o tema, pois é BEM extenso!

  A segunda temporada da série norte-americana American Horror Story retrata claramente a realidade dos hospitais psiquiátricos antigos. O tema é "Asylum":



  Fonte: http://www.theparanormalguide.com/blog/gonjiam-psychiatric-hospital
http://www.travelerstoday.com/articles/8322/20140121/discover-haunted-part-south-korea-visiting-abandoned-gonjiam-psychiatric-hospital.htm
http://www.atlasobscura.com/places/gonjiam-psychiatric-hospital
http://chincha.co.uk/2013/06/breaking-into-a-haunted-mental-hospital-in-korea/

0 comentários:

Postar um comentário