Os Deuses, o Asgard e o Valhalla - Mitologia Nórdica

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , , , , ,

Clique na imagem para ampliar

  Segundo os Eddas e as sagas neles reveladas, o primeiro ser vivo foi Ymir, gigante nascido das nuvens. Ele era alimentado pela vaca Audumla, que também criou o deus Buri. Os descendentes de Ymir e Buri acabaram formando as duas famílias de deuses, os Ases e os Vanes, bem como a terra, os mares, os céus, as montanhas.
  O maior de todos os deuses foi Odin, neto de Buri, e que também era chamado Wotan. Sua esposa era Frigg e seus filhos Thor, Balder e Hermod. Outros deuses dessa família foram os irmãos Frey e Freya, o guardião Heimdall, o traiçoeiro Loki.
  Foram viver no Asgard, local maravilhoso ao qual se pode chegar atravessando a ponte Bifrost, o Arco-íris. A mais bela morada do Asgard era o Valhalla, palácio de Odin. Para lá as filhas de Odin, as Valquírias, levavam os guerreiros que tombavam nas guerras, após percorrerem os campos de batalha e escolherem os mais bravos. Diante de Odin, eles eram recebidos num banquete em que se comia carne de javali e se bebia hidromel.
  Conta um mito que, certa feita, um artífice se ofereceu para construir uma enorme muralha cercando o Valhalla, o que protegeria os deuses de seus maiores inimigos, os gigantes. Odin e os outros acharam a ideia ótima, porém não gostaram do preço cobrado pelo homem: queria em pagamento o Sol, a Lua e mais a deusa do amor: Freya. Mas o esperto Loki os aconselhou a aceitar, argumentando que o construtor jamais conseguiria cumprir o prometido, e portanto eles não teriam de fazer o pagamento. Odin concordou e firmou um acordo com o homem, exigindo que ele terminasse a construção antes do verão.

Odin, Thor, Loki e Freya

  O artífice pediu que o deixassem utilizar apenas o cavalo chamado Svadilfari, para levar o material de construção. Atendendo mais uma vez aos conselhos de Loki, os deuses aceitaram e o homem logo se pôs a erguer a muralha. Para espanto de todos, a construção avançava rapidamente, graças à ajuda do cavalo que eles mesmos tinham cedido.
  Os deuses começaram a ameaçar Loki, julgando-o culpado pela situação, imaginando se teriam mesmo de entregar ao artífice o Sol, a Lua e mais a bela Freya. Loki, então, soltou uma égua para distrair Svaldifari. O cavalo não hesitou em ir atrás da égua e, sem ele, o construtor não conseguiu terminar a muralha antes do verão. Furioso, assumiu sua verdadeira forma: ele era um dos gigantes, inimigos dos moradores do Asgard! Mas nada pôde fazer contra os deuses, pois Thor o atacou com seu martelo e o precipitou às escuras e geladas terras de Niflheim, onde vivem os mortos que não caíram em batalha.




    Aiai Loki...





Fonte: livro Volta ao Mundo em 80 Mitos, de Rosana Rios

1 comentários:

P Mor disse...

Loki não soltou uma égua, loki se transformou em égua, e por distração (aham) emprenhou e mais tarde deu a luz ao cavalo de 8 patas sleipnir, que foi presentado a odin. Que inclusive, o utiliza para buscar os guerreiros mais destemidos a cairem em batalha.

Postar um comentário