O Ovo Celestial - Mitologia Chinesa

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , ,

  



  Segundo as tradições mais antigas, no início do mundo tudo era o caos, e estava misturado numa massa que tinha a forma de um ovo. Foi desse ovo que nasceu a primeira criatura, Pan Ku, que também é chamado de Pangu. Passaram-se dezoito mil anos de seu surgimento, e somente então foi que a Terra e o Céu se separaram.
  Os elementos pesados (yin) formaram a Terra, enquanto os elementos leves (yang) formaram o Céu. A cada dia, o Céu subia um pouquinho enquanto a Terra descia. E também, a cada dia, Pan Ku crescia em altura. Quando se passaram mais dezoito mil anos, Pan Ku era tão alto, que seus pés pisavam a Terra e sua cabeça tocava o Céu. Mas Pan Ku era mortal e, quando chegou a hora de sua morte, deixou várias heranças aos homens. Sua cabeça se transformou nas Quatro Montanhas Cardeais; seus olhos se transformaram no Sol e na Lua; sua gordura virou a água dos rios e dos mares; e seus cabelos se tornaram as plantas da Terra. Suas lágrimas se tornaram os pequenos regatos que correm, seu sopro são os ventos e sua voz é o trovão.


  Desde aquela época, no Céu viviam dragões. Eles eram senhores das nuvens e das águas, e se diz que foram antepassados dos Imperadores da China. Alguns desses seres poderosos também moravam sob as águas, e viviam por muito, muito tempo. Mas a capital do Céu, na Terra, ficou sendo a cidade de Kuen-Luen, um lugar que ficava muito além das Montanhas Cardeais, e quando alguém a procura, cada vez que se aproxima um pouco, mais longe fica. Dizem que é cercada por águas, e que quem beber dessas águas se tornará imortal. Também em Kuen-Luen nasce o rio Amarelo, que percorre muitas terras. Toda a encosta da montanha onde se localiza Kuen-Luen é coberta de plantas maravilhosas e mágicas, e lá habitam seres divinos chamados chen.
  Muitas pessoas procuram o caminho para Kuen-Luen, mas não encontram, e nem conseguiriam chegar ao alto da montanha por causa dos guardiões. A capital do Céu é vigiada por cabras com quatro chifres, que devoram quem se aproximar. E o encarregado de guardar a Porta da Luz é um ser que possui corpo de tigre e nove cabeças humanas. Assim, a cidade estará para sempre protegida, e nenhum mal jamais entrará ali.



Fonte: livro Volta ao Mundo em 80 Mitos, de Rosana Rios

3 comentários:

Unknown disse...

show

Luiza disse...

♡ ♡ ♡

Unknown disse...

as imagens são apenas quadros ou é uma cena de uma animação?

Postar um comentário