Trauco e Fiura - Folclore Chileno

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , , , ,

  Trauco e Fiura, pelo artista Felipe Pizarro Sáenzde Urtury

  Nas florestas selvagens da Ilha Grande de Chilóe, uma ilha situada no arquipélago de Chiloé, ao largo da costa do Chile, vive Trauco e sua esposa Fiura, pequenas criaturas parecidas com ogros, e que têm poderes mágicos. Apesar de serem feios, com nariz achatado e olhos pequenos lustrosos, têm o poder incrível de seduzir. Os dois têm o poder de se tornar irresistivelmente atraente para qualquer pessoa que queiram seduzir.
  Trauco e Fiura, apesar de serem marido e mulher, parecem ter um relacionamento aberto, permitindo um ao outro ter relações com outras pessoas.


  Trauco tem pernas, porém não tem pés, é do tamanho de um anão e costuma se disfarçar de padre, ou curandeiro. Se protege da chuva e do sol com seu chapéu cônico feito de uma planta chamada quilijena, material do qual são feitas também suas roupas. Anda sempre com seu machado de pedra, que é símbolo de sua potência sexual, e que usa para derrubar árvores, independente de seu tamanho ou peso, pois possui uma força muito grande, e pode derrubá-las apenas com três machadadas.
  Costuma caminhar pelos bosques á procura de mulheres bonitas, para atraí-las com seu poder, e caso resistam, provoca nelas sonhos eróticos até que se rendam aos seus braços. Na Ilha de Chiloé, quando uma moça engravida de repente, sem explicação aparente, as pessoas costumam dizer que foi engravidada pelo Trauco (que nem aqui no Brasil, que dizem que gravidez do tipo é culpa do Boto cor-de rosa).
  Quando as famílias das moças suspeitam que o Trauco está atrás delas, colocam um punhado de areia sobre a mesa, porque assim o Trauco fica ocupado contando cada grãozinho de areia e acaba se esquecendo das moças. E para evitar o Trauco pode-se também deixar facas cruzadas em forma de cruz nas janelas, portas e debaixo das almofadas.
  Já aos homens (e apenas aos homens), o Trauco pode fazer muito mal: dizem que apenas ao encará-los pode quebrar seus ossos e até mesmo fazer com que morram em um curto prazo de tempo (porém caso não olhe em seus olhos, isso não acontece) e seu hálito pode fazer com que sua boca fique torta. Se um homem olhá-lo sem que este perceba, o Trauco é obrigado a servi-lo por um ano inteiro.

  A Fiura é muito malvada, sendo a "encarnação do vício e da perversidade", e dizem que ela além de ser esposa de Trauco, é sua filha também, e que os dois têm vários filhos dessa relação incestuosa, e todos eles recebem o nome de seus pais. Costuma ficar sozinha, se banha nos rios locais e depois passa horas dormindo nua na borda desses rios, e quando prefere ficar vestida, se veste com musgo. Ela também é muito forte, porém não tão corajosa como o marido, qualquer barulho alto faz com que ela se assusta e se esconda. Dizem que é terrivelmente feia, uma de suas características mais marcantes, porém também possui o poder mágico de seduzir, e pode encantar jovens lenhadores locais que andam sozinhos pela floresta.
  Se algum homem imprudente se aventurar longe demais floresta adentro e olhar para a Fiura, podem entrar em choque. Diz-se que olhar para a Fiura pode causar deformação nos pés e nas mãos, e o único tratamento para isso é o suco de uma planta nativa chamada Pahueldún, o qual só pode ser extraído açoitando o próprio corpo com seus galhos, e também que ela quebra os ossos dos animais só com seu hálito.

   Essa com certeza foi uma das lendas folclóricas mais bizarras que eu já li... No arquipélago de Chiloé há várias versões dessa lenda.



  Fonte:
http://www.theparanormalguide.com/blog/trauco-and-fiura
http://www.proturchiloe.co.cl/mitologi.htm
http://chile.travel/blog/leyendas-de-chiloe-la-fiura-y-el-trauco/
https://es.wikipedia.org/wiki/Fiura
https://es.wikipedia.org/wiki/Trauco

0 comentários:

Postar um comentário