Elk de Hiisi - Folclore Finlandês

Author: Luiza / Marcadores: , , , , , , , ,



  O Elk de Hiisi é um monstro com características de alce da narrativa épica finlandesa que se chama Kalevala. Diz-se que é uma criatura grande, forte e muito rápida, ás vezes é descrita como sendo feita de materiais naturais, como madeira, pedras e musgo.
  Segundo petróglifos (desenhos esculpidos em pedras) encontrados na Carélia do Sul, região da Finlândia, assim como o urso é o principal símbolo animal da Finlândia, a imagem do Elk também era usada como totem pelos povos antigos que foram os primeiros habitantes do país, tendo bastante importância em sua cultura, mesmo sendo uma criatura folclórica.
  No Kalevala, a vilã Louhi (rainha de Pohjola, do Norte), exigia que quem quisesse se casar com sua filha, teria que capturar um Elk vivo. Louhi já havia enganado Vainamöinen, celebre herói finlandês, dizendo que daria a mão de sua filha em casamento á ele, caso conseguisse construir o Sampo para ela, coisa que ela negou logo após Vainamöinen conseguir construí-lo com a ajuda de seu amigo Ilmarinen, o ferreiro. Para ler a história do Sampo, que também faz parte do Kalevala, clique aqui.
  Hiisi é o nome de um lugar sagrado em meio á natureza, pertencente á uma criatura espiritual de mesmo nome que habita o lugar. No idioma finlandês, a palavra Hiisi também pode ser usada para caracterizar alguma entidade ou criatura maléfica.


Fonte: http://kallona.tumblr.com/post/120932407123/hiiden-hirvi-elk-of-hiisi-elk-of-hiisi-is-an
http://www.forgingthesampo.com/2012/10/20/hunting-the-hiisi-elk/
http://en.wikipedia.org/wiki/Karelia
http://en.wikipedia.org/wiki/Hiisi

0 comentários:

Postar um comentário